Tem açúcar? O consumo colaborativo nos condomínios.

Compartilhar é a palavra do momento. Seja nas redes sociais, internet ou na vida pessoal as pessoas estão colaborando mais e isso tem se estendido inclusive para bens e serviços, sem a necessidade de troca monetária ou compra de produtos. Estamos falando do consumo colaborativo.

O modo como as pessoas vivem muda constantemente e a tecnologia é favorável a isso. Neste caso aquela xícara de açúcar que o seu vizinho pedia emprestada no fim do mês pode funcionar também para outros objetos.

A site Tem Açúcar? é um exemplo de como compartilhar pode se tornar comum entre os moradores de um condomínio. A plataforma funciona como um canal de doação e empréstimos entre os vizinhos do mesmo bairro. Você pode disponibilizar ou solicitar alguma coisa para ser compartilhada, possibilitando maior interação e economia de recursos.

Há outras possibilidades para que este tipo de ação seja realizada nos condomínios, estimulando uma melhor convivência entre as pessoas.  Ao invés de cada morador ter uma furadeira ou caixa de ferramentas, o condomínio pode dispor de um ou dois kits que servirão para todos, isso num prédio de 20 andares por exemplo.

Outra ideia e que alguns empreendimentos do Brasil já estão fazendo é ter bicicletas ou carros pay per use, o morador paga uma diária e usa sem problemas. Patinetes, stand ups, caiaques e outros equipamentos de uso aleatório também podem ser compartilhados por um grupo.

Fica a dica!