Saiba quais cuidados tomar ao viajar com animais de estimação

Siga nossas dicas para uma viagem segura e sem estresse com o seu animal de estimação.

Você passou o ano inteiro trabalhando e finalmente chegou o momento de aproveitar alguns dias de férias. Quem tem um animal de estimação, sabe como é difícil deixá-los sozinhos por muito tempo, afinal, eles já são membros da sua família e sofrem quando sentem saudades.

Se você vai viajar, mas não quer ficar longe do seu pet, é preciso seguir algumas dicas. Assim vocês vão conseguir se divertir juntos, sem passar por perrengues.

E por falar nisso, antes de colocar o pé ou as patinhas na estrada, é recomendado fazer um check-up no veterinário para conferir se a saúde do seu animal de estimação está em dia. Faça a vermifugação, aplicação de antipulgas e carrapatos, e veja se falta tomar alguma vacina.

Agora é só fazer as malas, vamos lá?

O que não pode faltar na mala do seu Pet

Faça uma lista com tudo o que ele vai precisar durante a viagem. Veja quais são os itens essenciais:

  • Coleira com identificação e número de contato;
  • Documentos;
  • Água, ração e petiscos;
  • Bebedouro e comedouro;
  • Caminha;
  • Sacos higiênicos para recolher as fezes;
  • Brinquedos;
  • Medicamentos.

Como viajar com o seu pet no carro

Adapte o animal ao veículo para que ele se acostume com o ambiente, não fique estressado e nem passe mal durante a viagem.

Nada de deixar a cabeça para fora da janela

Sabemos que cães e gatos podem ser muito curiosos. Mesmo assim, não permita que eles coloquem a cabeça para fora da janela enquanto o carro estiver em movimento. Eles podem se ferir com pedras e até mesmo com pequenos insetos, ou adoecerem por causa do ar frio em seus pulmões e orelhas. Além disso, segundo o Art. 235 do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido conduzir animais nas partes externas do veículo, inclusive em caminhonetes, sujeito à retenção do veículo.

Deixe o banco da frente para os humanos

Segundo o Art. 452 do Código de Trânsito Brasileiro, não é permitido dirigir transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda, ou entre os braços e pernas. Por isso, mantenha o seu animal de estimação sempre no banco de trás do carro.

Use uma caixinha de transporte para Pets

Um pet de primeira viagem precisa se acostumar com o local em que passará a maior parte do tempo durante todo o trajeto. Brincar e associar a caixinha transportadora com algo legal e divertido, garante que a viagem seja mais tranquila.

Mantenha a porta da caixa fechada e passe o cinto de segurança para impedir que a caixa vire ou acabe caindo.

Faça paradas de descanso

Fazer paradas durante viagens mais longas é bom para você e para o seu animal de estimação. Assim, vocês poderão relaxar um pouco, curtir a paisagem e esticar as pernas ou, no caso do seu pet, as patinhas. Mas lembre–se que, antes de sair do carro, é necessário conferir se o animal está usando a coleira, um crachá de identificação e guia.

Leve um amigo humano

É sempre bom saber que alguém de confiança está de olho no seu animal de estimação. Levar um amigo ou membro da família durante a viagem, pode ajudar no compartilhamento de tarefas como, dirigir e ajudar a cuidar do seu pet durante as paradas de descanso ou enquanto você busca comida. Dessa forma, você estará respeitando o que diz o Art. 169 do Código de Trânsito Brasileiro, sobre dirigir com atenção e segurança.

Nunca deixe seu animal de estimação sozinho no carro

Fique atento à temperatura do veículo. Fazer uma parada rápida pode parecer inofensivo para nós, mas para o animal de estimação, não é. O calor é um perigo sério: quando está 23°C lá fora, seu carro chega a aquecer até 46°C em apenas uma hora. Em um dia de 30°C, mesmo com as janelas ligeiramente abertas, a temperatura dentro do veículo pode chegar a 38°C, em apenas 10 minutos. As consequências para o animal podem ser danos irreversíveis nos órgãos ou até a morte.

Você planeja viajar de ônibus ou avião?

Há muitas maneiras de chegar ao seu destino, e se uma delas for de avião ou de ônibus, lembre-se de entrar em contato com a companhia aérea ou com a viação para pegar todas as instruções com antecedência, antes de levar seu pet junto com você.

Independente da sua escolha, o importante é garantir o conforto e a segurança do seu melhor amigo e curtir cada momento juntos. 

Se você já é um cliente BRCondos, clique aqui e descubra como fazer o cadastro do seu pet no sistema.