Seguro é um tema complexo e muitas vezes ficamos em dúvida sobre a abrangência da apólice contratada. A exemplo citamos o seguro condominial, que é feito para atender os riscos em que o condomínio esteja sujeito, mas e as unidades residenciais? Até onde possuem cobertura/garantia no seguro do condomínio?
Entendendo a Apólice de Seguro
Numa apólice de seguro condominial é possível contratar algumas coberturas para a unidade residencial, como: incêndio de bens de condôminos, roubo de bens de condôminos e/ou despesas com aluguel. Entretanto, essas coberturas dentro do seguro condominial geralmente sofrem rateio em caso de sinistros indenizáveis (valor contratado x número de unidades residenciais existentes no local segurado).
Sabemos então que em caso de incêndio, roubo, e despesas de aluguel é possível cobrir a unidade residencial no seguro condominial (quando contratadas as coberturas), mas em caso de vendaval? Danos elétricos? Ruptura de tubulações da residência? Ou danos que a unidade residencial porventura causar a terceiros (vizinhos e condomínio)?
O ideal sempre será que cada risco tenha seu seguro específico contratado, ou seja, o seguro condominial para o condomínio, o residencial para a unidade, do automóvel para o veículo e assim por diante, pois um seguro complementa o outro, e nem todos os riscos que a unidade residencial está sujeita são passíveis de serem cobertos no seguro do condomínio.
Ruptura de Tubulações da Unidade
Um evento recorrente em residências (apartamentos inclusive) é a ruptura de tubulações da unidade, como: sifão de pia da cozinha, banheiro, piscina, banheiras, aquário, etc.
Caso ocorra a ruptura de uma tubulação que não seja do condomínio mas sim da unidade residencial, não será possível cobrir os danos causados por essa tubulação a residência no seguro do condomínio, somente pelo seguro residencial (específico para a unidade). E em muitos casos, quando ocorre a ruptura de uma tubulação, a água que se espalha atinge não somente a unidade, mas também áreas comuns do condomínio, elevador, e até de unidades vizinhas.
No seguro residencial é possível contratar a cobertura de ruptura de tubulações/danos por água para cobrir os prejuízos causados à residência segurada por conta dessa tubulação que rompeu (de maneira súbita e imprevista), e se este mesmo evento causar danos ao condomínio ou a vizinhos, a cobertura que poderá ser acionada (caso esteja contratada) para análise a seguradora sobre o ressarcimento dos prejuízos causados a terceiros será a de responsabilidade civil familiar.
Garantia de Responsabilidade Civil
A cobertura de responsabilidade civil familiar é pouco comentada, apesar de sua importância, como citado acima um evento de tubulação da residência pode causar danos a unidade segurada e também ao condomínio e vizinhos e a única maneira de cobrir será no seguro residencial nas coberturas específicas (quando contratadas).
Outro exemplo sobre a garantia de Responsabilidade civil familiar para apartamentos (situações recorrentes) é o lançamento de objetos (de maneira súbita/imprevista) que causem danos a terceiros.
Nos últimos tempos o número de eventos de sinistros de vendaval e danos elétricos têm aumentado, e vale lembrar que eventos de natureza não configuram responsabilidade civil, ou seja, se ocorrer um detalhamento do condomínio causado por vendaval, o seguro condominial não irá amparar os prejuízos causados às unidades moradoras por conta do destelhamento, e o seguro que irá cobrir será o residencial (na cobertura específica de vendaval, se contratado) e da mesma forma segue o raciocínio para queda de raio, danos elétricos, entre outros eventos que o seguro condominial cobrirá danos sofridos pelo condomínio, mas a unidade residencial somente terá amparo pelo seguro residencial.
Seguro residencial e os serviços adicionais
No seguro residencial geralmente o cliente conta com serviços além das coberturas específicas contratadas, pois as seguradoras oferecem leques de serviços de assistência 24 horas para auxiliar o dia a dia do segurado. É importante consultar o seu seguro para obter as informações desses serviços, mas citamos a seguir alguns que são passíveis de contratação no mercado segurador (de acordo com a seguradora contratada): chaveiro, hidráulica, eletricista, limpeza de calhas, assistência ar condicionado, auxílio Pet (consultas veterinárias, transporte emergencial, medicamentos, etc), conserto de linha branca/linha marrom, entre outros.
O seguro residencial não é de contratação obrigatória (como o seguro condominial), mas considerando as coberturas e mais os benefícios oferecidos, seu custo não é elevado e é recomendado que seja contratado.
A BRCondos traz diversas opções de Seguro Residencial que podem ser contratados em qualquer região do Brasil, com parcelamentos facilitados. Conheça mais em www.brcondosseguros.com.br ou entre em contato com nossa equipe pelo seguros@brcondos.com.br.