Em março, comemoramos o dia internacional da mulher. Nessa ocasião, milhares de mulheres se reúnem, pelo Brasil e no mundo, para pedir respeito e igualdade.
Afinal, a data surgiu justamente por isso. Nos séculos 19 e 20 a luta feminina pelo voto e por melhores condições de trabalho resultaram na criação do 8 de março.
Portanto, para fazer jus a esse momento, que tal dedicar alguns minutos (ou horas) do seu dia para refletir sobre o papel da mulher na sociedade?
Neste post, preparamos uma seleção especial de filmes, livros e podcasts para você se inspirar. Confira!
Filmes para o Dia da Mulher
As mulheres estão com presença cada vez mais forte no cinema — seja estrelando ou produzindo. Veja abaixo alguns sucessos dos últimos tempos.
Mulher-maravilha 1984
A super-heroína da DC foi criada nos anos 40, e ganhou a sua versão em filme (“Mulher-maravilha”) em 2017. Devido ao sucesso, a história ganhou uma sequência em “Mulher-Maravilha 1984”, lançado em 2020.
As sufragistas
Este filme retrata como um grupo de operárias da Inglaterra se organizou para exigir o direito ao voto, no século 19. Ótimo para entender a história da chamada “primeira onda feminista”.
Estrelas além do tempo
O longa-metragem de 2016 conta a história real de 3 mulheres afro-americanas que trabalharam na Nasa durante a Guerra-fria. Mesmo sofrendo dificuldades devido à cisão racial da época, elas conquistaram respeito e admiração por seu trabalho.
Livros
Agora, veja algumas indicações de leitura:
Sejamos todos feministas (Chimamanda Ngozi)
Chimamanda é uma escritora nigeriana, conhecida no YouTube por sua palestra TEDx intitulada “O perigo de uma história única”. Em “Sejamos todos feministas”, ela fala da sua experiência pessoal como mulher, e explica a importância da luta feminina.
Clube da luta feminista (Jessica Bennett)
Um manual de sobrevivência ilustrado, para mulheres que trabalham em ambientes machistas. Uma leitura leve e bem-humorada.
50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer (Débora Thomé)
Apesar do nome, este livro é para todas as idades. Ele reúne histórias de 50 heroínas da vida real. Além das narrativas, a obra é ilustrada por diversas artistas brasileiras.
Podcasts
Cada vez mais as pessoas estão aderindo aos podcasts. Eles nada mais são do que programas gravados em áudio.
Além disso, as opções voltadas para o universo feminino são inúmeras. Conheça algumas a seguir:
Bom dia, obvious
Neste podcast, a apresentadora Marcela Ceribelli recebe convidadas para conversar sobre assuntos atuais. Alguns deles são: saúde mental, finanças, carreira e relacionamentos.
Maria vai com as outras
A jornalista Branca Vianna, da revista Piauí, entrevista mulheres de todas as profissões. O foco é na vivência de mulheres “reais”, desde atletas até enfermeiras e programadoras.
Mamilos
Um podcast semanal, apresentado por Diva Laura e Cris Bartis. Debate os assuntos mais polêmicos do momento com a ajuda de especialistas e convidados.
Essas foram apenas algumas sugestões. Com tantas opções, não deixe passar esse Dia da Mulher em branco. Assista, leia e ouça muito conteúdo de qualidade, e não deixe de indicar para outras mulheres.
Você pode acompanhar os nossos conteúdos também pelas redes sociais. Siga a BRCondos no Facebook, Instagram e LinkedIn!