Cultivar um pequeno jardim no apartamento é considerada uma atividade terapêutica muito recompensadora. As plantas dão vida ao local, melhorar a qualidade do ar e ainda aliviam as temperaturas durante o verão.
Hoje você vai entender mais sobre quais são as melhores plantas para cultivar em apartamento, dicas e cuidados relevantes para o seu projeto. Boa leitura!
Plantas mais cultivadas em apartamentos
Para quem deseja cultivar um jardim em apartamento, locais com área limitada e regras específicas do condomínio, são indicadas plantas fáceis de cuidar:
- Samambaias
- Espadas de São Jorge
- Jiboias
- Antúrios
- Begônias
- Cactos
- Suculentas
- Petúnias
- Gerânios
- Amor-perfeitos
- Ervas aromáticas
Atenção: algumas plantas não são recomendadas para quem convive com pets no condomínio. Opções como antúrio, begônia e jiboia, por exemplo, podem ser tóxicas para os animais. Pesquise bem as opções antes de iniciar seu jardim.
Posso ter um jardim no apartamento?
No Brasil não existe uma legislação específica que proíbe ou permite cultivar pequenos jardins em apartamentos.
Dentro do espaço privado (no apartamento, varanda ou sacadas) o condômino tem liberdade para decidir o que é melhor para si, contanto que respeite algumas regras:
- Não comprometa a estrutura da varanda ou fachada do prédio;
- Não ofereça risco de queda de vasos para terceiros;
- Não causem infiltração, sujeira ou transtornos aos vizinhos;
- Não alterem a fachada sem aprovação em assembleia;
- Respeitem as normas internas do condomínio.
Preciso de autorização para fazer meu jardim no apartamento?
Não, você não precisa de uma autorização para cultivar seu mini jardim em apartamento, contanto que seu projeto esteja conforme o regimento interno do condomínio.
Posso plantar árvores, flores e plantas na área comum?
Não é permitido plantar ou alterar o paisagismo das áreas comuns sem aprovação em assembleia, conforme definido pelo Código Civil. Ainda que seja só um pequeno vaso de plantas, essa decisão pode atrapalhar ou simplesmente incomodar outras pessoas.
Mas, citando o art. 1.335, a destinação das áreas comuns deve ser respeitada sem prejudicar os demais. Tanto o plantio quanto a manutenção sem autorização são passíveis de advertências ou multas.
O condomínio pode solicitar a remoção de plantas na varanda?
Cultivar árvores em vasos pesados, plantas que derrubam muitas folhas, trepadeiras que invadem a casa de vizinhos e instalar vasos externos que apresentam risco real de queda podem ser um problema em condomínios.
Nestas situações, quando a terapia afeta o bem-estar de terceiros, recomendamos que:
- Registre o problema no livro de ocorrências;
- Tire fotos que comprovem o discurso;
- Informe o síndico sobre o incômodo;
- Reúna outros interessados para solicitar uma deliberação da pauta em assembleia, principalmente quando não existem normas específicas sobre o tema em convenção ou regimento interno.
Dependendo da situação, o síndico pode emitir uma advertência e solicitar uma adaptação do projeto e remoção parcial ou total das plantas da área externa do apartamento.

Dicas para cultivar um jardim no apartamento
Escolhendo o local ideal
O local mais indicado para cultivar um jardim em apartamento costumam ser as varandas, sacadas ou áreas próprias para instalação de jardineiras embaixo das janelas. Esses locais recebem bastante luz natural, ventilação e até pequenos insetos que ajudam na polinização e controle de pequenas pragas.
Selecione as plantas certas
Prefira cultivar plantas pequenas e de fácil cuidado em apartamentos, como as violetas, orquídeas, mini roseiras, samambaias e suculentas.
Para quem deseja ter uma pequena horta em casa, temperos como alecrim, manjericão, hortelã, cebolinha e salsinha se adaptam perfeitamente ao ambiente.
Prepare o espaço
O tipo de planta escolhida pode precisar de vasos especiais, estruturas adaptadas para um cultivo bem-sucedido ou movimentar móveis para receber o novo jardim. Adapte o espaço com cuidado, controlando o barulho excessivo durante a reforma.
Aproveite cada cantinho
Decidiu adotar um “design biofílico” no seu apartamento, mas falta espaço no chão para comportar seus vasos? Os jardins verticais são tendência em apartamentos por aproveitar áreas mais difíceis de preencher (paredes) e ainda podem ser usadas estrategicamente como parte da decoração do ambiente.

Cuidados especiais da jardinagem em apartamento
Quem sonha em ter o próprio jardim no apartamento deve ficar atento a:
- Peso combinado: os vasos com pedras, terra e plantas podem ficar bastante pesados, especialmente após serem regados;
- Pequenas pragas: mesmo os jardins em apartamentos podem atrair pulgões, formigas, lagartas e lesmas;
- Atração de insetos: as plantas atraem naturalmente insetos voadores, como borboletas, abelhas e mosquitos, o que pode representar um problema dependendo do volume e da frequência das visitas;
- Drenagem em vasos: utilize pedra brita ou argila expandida no fundo dos vasos para facilitar o escoamento da água, e adicione areia no prato para prevenir a água parada e evitar criadouros de mosquitos-da-dengue.
Com amor, cuidado e bom senso, tudo floresce melhor!
Cultivar plantas no condomínio é uma prática muito comum em condomínios do Brasil. Se você está começando nesta prática, converse com outros moradores, troque dicas e descubra como transformar seu espaço em um jardim agradável.
Agora que você já conhece as principais considerações para planejar seu cantinho de jardinagem no apartamento, é hora de dobrar as mangas e colocar a mão na terra. Divirta-se em seu novo projeto!