O número de prédios e condomínios fechados tem aumentado por todo o país, pois os condomínios são reconhecidamente mais seguros do que casas.
Além disso, a comodidade de ter um terceiro cuidando da administração e gestão do condomínio é um fator decisivo para o aumento no número de condomínios em âmbito nacional, pois o modelo de vida atual é extremamente atribulado e faz com que as pessoas não queiram mais se comprometer com fatores alheios à sua profissão e família.
De igual forma, a possibilidade de rateio de despesas tem atraído inúmeras pessoas para os empreendimentos condominiais, sejam estes de casas ou apartamentos. Contudo, muitas destas pessoas jamais residiram em condomínios e podem ser denominados como “condôminos de primeira viagem”.
Para orientar estes novos condôminos é importante que o síndico invista tempo na promoção da educação informativa.
Trabalhando com a matriz do aprendizado na ignorância inconsciente em âmbito jurídico: Toda norma jurídica deve ser (I) concebida e informada, pois assim poderá ter sua aplicação (II) cobrada e fiscalizada, a fim de que os infratores sejam (III) punidos.
Porém, CUIDADO: a ausência de fiscalização e punição gera a sensação de impunidade e faz com que a injustiça se instale no ambiente.
Então síndico, para que essa imersão seja de sucesso dou as seguintes dicas:
- Realize workshops para tratar dos assuntos envolvendo as regras de convivência estabelecidas pela convenção e pelo regulamento interno;
- Elabore circulares informativas e intuitivas sobre pontos específicos da convenção e do regulamento interno;
- Utilize aplicativos mobile para comunicar aos condôminos sobre as regras existentes;
- Realize pesquisas e identifique as maiores dúvidas dos condôminos quanto às normas do condomínio;
- Elabore um rol denominado “perguntas comuns”, respondendo sucintamente as perguntas mais frequentes dos condôminos e o disponibilize em meio eletrônico e físico;
- Monte um cartilha expondo os direitos e deveres dos condôminos constantes na convenção.
Enfim, use a criatividade e comunique sempre, como já dizia o saudoso Chacrinha: “Quem não comunica se trumbica!”