Condomínios bem gerenciados agregam valor ao patrimônio

Nossa casa é o melhor lugar para se viver, e por isso precisa estar em ordem, bem cuidada, limpa e organizada. Assim, também acontece com o condomínio. A aparência do edifício é o cartão de visita do apartamento.

Mesmo que ele esteja em dia internamente, será difícil ter uma boa impressão em um condomínio com a pintura por fazer, jardim mal cuidado, elevador quebrado e fachada suja. Ainda mais se você pretende vender ou alugar o imóvel futuramente.

A má administração de um condomínio desvaloriza e muito o imóvel e pode estar relacionada com os custos de manutenção. Por exemplo, de acordo com as normas técnicas é preciso lavar a estrutura a cada dois anos e realizar a pintura externa a cada quatro. Se a lavação for feita regularmente a pintura pode ser mantida por mais tempo – seis anos – diminuindo os custos da manutenção. Num prédio de 11 andares este valor equivale a R$ 60 mil.

Mas não é só a manutenção que implica na valorização de um condomínio. Segundo o síndico da BRCondos Odilanir Macedo, em edifícios mais antigos pode ser feita a revitalização de alguns espaços, como o hall de entrada e ampliação da garagem, implantar um sistema de captação de água da chuva e novos sistemas de segurança personalizados.“Isso otimiza recursos e valoriza o condomínio, portanto é um investimento sempre bem vindo. Além disso, um condomínio bem cuidado e modernizado implica em consumo baixo”, disse o síndico.

Apesar de parecer simples, ter uma gestão atenta a estes itens não é tão fácil como parece. É preciso antes de tudo estar comprometido com a função de síndico, ter conhecimento sobre administração, conhecer as leis que regem um condomínio e manter laços estreitos com a administradora.

“É difícil encontrar moradores conscientes de que o condomínio é uma extensão do apartamento e precisa ser bem cuidado, passar por revitalizações e melhoramentos dos espaços. Hoje essa função está muito mais a cargo da gestão, por isso é tão importante pensar bem antes de escolher uma empresa ou profissional”, destacou Macedo.

post-condominios-bem-gerenciados

Leia neste post como é importante manter o condomínio com um sistema de segurança adequado, principalmente em épocas de férias.