O controle de acesso é peça fundamental para a segurança de quem convive no condomínio. É o ponto de partida para qualquer acontecimento, seja positivo ou prejudicial para a vida dos moradores, síndicos e profissionais contratados.
Unidos por um propósito: proteção para todos!
Não é porque “a porta da rua é a serventia da casa”, como diz o ditado, que podemos facilitar o acesso para qualquer um, não é verdade? Ter um controle de acesso eficiente é essencial para proteger os interesses de quem convive no condomínio.
Pensando justamente nisso, inúmeras soluções foram (e continuam sendo) criadas para garantir a proteção dos bens e da vida das pessoas que frequentam o local, bem como favorecer uma gestão melhor para quem se responsabiliza pelos eventos do condomínio.
Entenda as expectativas de quem mora em condomínio
Quem busca morar em condomínios confia que existe mais segurança neste ambiente, além de outros benefícios que uma residência comum não entrega. É muito importante que os condomínios atendam essas expectativas.
Cuidados que devem ser tomados pelos moradores
Contudo, a segurança do condomínio é formada por um equilíbrio entre vários fatores que abrange desde a qualidade e manutenção dos equipamentos utilizados, até o comportamento dos condôminos e porteiros.
Para maior controle e proteção, adote boas práticas de segurança no seu condomínio:
- Nunca abra portões ou portas para desconhecidos sem autorização;
- Informe a portaria sobre a autorização de visitantes e prestadores de serviços;
- Evite acionar portões de garagens a distância;
- Denuncie atitudes suspeitas no condomínio;
- Utilize os sistemas de identificação disponíveis, sem compartilhar credenciais pessoais com terceiros;
- Colabore com o registro de acessos de visitantes e prestadores de serviços;
- Respeite as normas internas do condomínio;
Participe de reuniões e assembleias de condomínio para discutir protocolos de segurança com outros interessados.
Pense na segurança de quem faz o controle de acessos
Todavia, a portaria do condomínio merece uma atenção especial. Ela precisa estar protegida contra todas as adversidades que podem colocar em risco a vida dos moradores e funcionários.
Para isso, o síndico, que responde legalmente pelo condomínio, precisa estar antenado com as novidades do setor, novas tecnologias e melhores estratégias para evitar que a edificação fique vulnerável, afinal, condomínios são espaços comuns, com acessos de pessoas estranhas, fornecedores e visitantes.

Tipos de controles de acesso para condomínios
Hoje o mercado dispõe de diversas alternativas para controlar acessos em condomínios, sendo as principais soluções:
- Portarias com segurança: funcionários treinados para verificar a identidade de visitantes e moradores.
- Portaria remota: o controle é feito por uma equipe externa que monitora atividades a partir de câmeras e oferece suporte à distância.
- Câmeras de vigilância (CFTV): monitoramento 24 horas, com gravação de imagens para segurança e análise posterior.
- Controle de acesso eletrônico: utilização de cartões magnéticos, biometria (impressão digital ou reconhecimento facial) ou senhas para permitir a entrada.
- Interfone ou vídeo porteiro: sistema que permite comunicação entre a portaria e os moradores, com possibilidade de liberar o acesso remotamente.
- Tag veicular (RFID): dispositivos eletrônicos funcionam como chaves adesivas, geralmente colada no para-brisa, e se comunicam com antenas instaladas em cancelas e portões, facilitando a entrada de automóveis autorizados.
- Controle de acesso via aplicativo: uso de aplicativos para smartphones que permitem ao morador gerenciar o acesso de visitantes.
As soluções podem ser combinadas ou complementadas por outras estratégias de segurança, como alarmes, cercas, muros e grades de proteção, intensificando a proteção do condomínio.

Atenção às áreas com baixo monitoramento do condomínio
Quando falamos em vigilância, precisamos ampliar as ideias e considerar não somente a atividade dos porteiros em cabines de recepção, mas também a supervisão de locais internos, externos e até áreas remotas do condomínio com baixo monitoramento.
Para acompanhar a atividade na área externa, é recomendável contar com o suporte de câmeras de monitoramento 24 horas.
Já nas dependências do condomínio, os moradores, funcionários e visitantes podem aproveitar da tecnologia de leitores de biometria digital, reconhecimento facial, controle remoto, cartões de proximidade, QRCode ou tag/adesivo veicular, tecnologias que podem ser configuradas manualmente pelo síndico ou administrador do condomínio.
Através destes dispositivos inteligentes, é possível identificar quem está acessando, liberar ou bloquear este acesso e registrar todas as entradas e saídas.
A automação predial da BRCondos garante um controle de acessos confiável para o seu condomínio
Como uma administradora de condomínios com mais de uma década de experiência, cada solução do sistema BRCondos é pensada para atender às necessidades das pessoas e respeitar os critérios legais.
A nossa automação predial é planejada para garantir um controle de acessos e monitoramento confiável. Cada entrada e saída é documentada, e um relatório pode ser extraído a qualquer momento para análise da gestão.
É possível limitar acessos por períodos de dias ou horários específicos, mediante agendamentos ou permissões, configurar alertas de acessos e muito mais.
Um livro de ocorrências online assegura um histórico confiável de eventos e incidentes no condomínio para eventuais análises em assembleia condominial ou casos extrajudiciais.
Preocupado com a segurança do seu condomínio? Compartilhe esse artigo com vizinhos e administradores do condomínio para que mais pessoas conheçam as soluções modernas disponíveis no mercado.