A contratação de empresas de vigilância para cuidar da segurança do condomínio é ainda bem comum na gestão condominial. Porém, o síndico, como principal responsável pelo contrato deve se precaver e evitar contratar empresas clandestinas, sem autorização ou com pessoal despreparado para um serviço profissional. Por incrível que pareça isso acontece muito, por falta de recursos ou até mesmo informação.
Veja quais cuidados são importantes antes de contratar uma empresa ou profissional.
- Para saber se a empresa contratada é legal deve-se:
– Verificar registro na Polícia Federal
– Certificação de Segurança
– Autorização de Funcionamento
– Consultar o Sindicato que fiscaliza empresas deste ramo - Fazer uma pesquisa in-loco: para saber se a empresa atende outros condomínios e se tem uma boa reputação no mercado.
- Se contratar uma equipe armada: o vigilante só poderá andar armado dentro da área privada de vigilância, o uso de armamento em local público é proibido.
- A atuação de policiais como seguranças no condomínio, caracteriza dupla jornada, e é proibida pois preza como dever do policial a dedicação integral ao serviço.
Importante: além da empresa de segurança privada é sempre importante ter um plano de segurança completo para o condomínio que inclui neste caso o complemento de vários serviços como a instalação de equipamentos, campanhas internas e automatização no controle de acesso.
Todo cuidado é pouco quando se trata da segurança do condomínio e dos condôminos, por isso é importante ficar atento aos cuidados básicos para contratação de uma empresa de vigilância competente e legal. Fizemos um post explicando o módulo Portaria que pode ajudar seu condomínio a estar mais seguro.