Existem alguns critérios básicos para manter o bom convívio entre as pessoas. E não adianta querer mudar o outro, pois tudo parte de você. Já pensou se alguém quiser mudar o seu jeito de ser de uma hora pra outra? Difícil né, pois então, essa reflexão também se aplica para você que quer mudar as atitudes dos seus vizinhos, amigos, colegas de trabalho, esposa, marido, filhos, etc.
Nossa dica é: comece por você, desta forma muita coisa irá mudar ao seu redor e a convivência com os outros será mais tranquila e harmoniosa. Acompanhe 5 lições para Viver Bem!
1. É hora de respirar: sabe aquela frase “Respira fundo e conte até três”?. Ela é ótima e uma das primeiras lições, principalmente naqueles momentos que alguem te irrita e você percebe que vai perder a cabeça. Inspire profundamente e respire. Faça isso no mínimo 3 vezes. Você irá mandar mais oxigênio para o cérebro e sua atitude posterior será muito mais equilibrada e clara. Quando seu vizinho vir reclamar de barulho, garagem ou dos seus filhos é uma boa hora para treinar e respirar fundo.
2. Se coloque no lugar do outro: de verdade, mas bem de verdade é difícil conhecer alguém profundamente. Cada ser passa por situações diferentes na vida e encara os problemas de uma forma. Esse é um ponto bem complexo, por isso antes de qualquer decisão ou ação pense: e se eu estivesse no lugar do outro como me sentiria em relação a isso? Se colocar como observador é ótimo para isentar uma ação impensada, melhora o raciocínio e te deixa com a consciência mais tranquila depois.
3. Não critique: elimine as críticas por mais que você esteja com a razão. Esse não é o seu papel e só irá alimentar o lado negativo da situação. Se algum morador do codomínio deixar a luz acessa, o salão de festa desarrumado, alguma porta aberta, alerte com educação e coerência, recorra às normas internas. Não saia alarmando o prédio todo. Existem muitas outras formas de tratar isso e falar para os outros não vai resolver.
4. Agir e não reagir: nada é mais contestável do que reagir a uma situação com o mesmo tipo de ação julgada. E acredite, fazemos muito isso sem perceber. Você precisa agir e não reagir nessas situações. Se é uma discussão não discuta, deixe para depois, peça licença, não altere a voz, fale com calma. Esse tipo de atitude te manterá mais firme no própósito e calmo o suficiente para observar de fora a situação.
5. Meditar: Nossa atenção é limitada. Percebemos isso bem forte em dias mais estressados, intensos. Nesses dias, se você tentar resolver várias coisas ao mesmo tempo, logo fica impaciente. A útima lição é a meditação para buscar no consciente formas de resolver o que você precisa. As informações não vão cessar e você precisa silenciar, ouvir uma musica calma (se quiser) ou a própria respiração. Alguns segundos com a mente quieta irão te colocar em um estado de harmonia com você mesmo.
Acreditamos que estas 5 lições são simples e estão ao alcance de todos. Pratique e perceba como os relacionamentos ao seu redor irão melhorar. Fique bem a vontade para comentar como foi e sugerir novas lições para VIVER BEM.