7 principais regras de convivência em condomínio

Quem já viveu em condomínio sabe o quão importante são as normas e regras e que elas sejam aplicadas corretamente. Síndicos, então, compreendem isso mais do que ninguém — assim como também sabem que nem sempre é simples fazer com que a convivência ocorra sem maiores problemas.

Felizmente, há maneiras de descomplicar, principalmente por meio de regras que norteiam todas as ações dos moradores. Conheça as sete mais importantes normas e analise como elas podem ajudar no seu condomínio! 

1. Convenção de condomínio: leia, entenda, pergunte.

Todas as regras de convivência em condomínio mais básicas estão no regulamento que o morador recebe ao chegar na casa nova. Algumas recebem mais destaque que outras, mas é importante que você leia todas para se inteirar e conhecer seus direitos e deveres.

Se surgir alguma dúvida ou situação que não esteja disposta na convenção, não hesite em perguntar à administração!

2. Participe das regras de convivência em condomínio.

Sabemos como o dia a dia pode ser corrido, mas tente separar um tempo para participar da vida condominial sempre que possível. Isso significa, ao menos, participar das assembleias, já que muitas decisões que te afetam são tomadas nessas reuniões.

Procure, também, manter uma boa relação com os funcionários e demais moradores. Um simples “bom dia” pode fazer muita diferença no modo como você é percebido!

3. Atente-se às áreas comuns.

Você já deve conhecer algumas das regras sobre as áreas comuns, mas vale a pena ficar de olho para não passar por constrangimentos. Alguns condomínios, por exemplo, proíbem o uso da piscina por visitantes; outros não permitem o consumo de bebidas alcoólicas fora dos apartamentos. Siga corretamente essas normas e mantenha bons hábitos nos espaços que são de todos!

4. Cuidado com o barulho.

Um dos campeões de reclamações, o barulho é causa comum de transtornos entre vizinhos. Não é à toa que é uma das regras de convivência em condomínio mais cobradas. Portanto, crie o hábito de verificar o horário sempre e ter certeza de que não há falatório muito alto depois do que for acordado na convenção.

Tenha atenção especial para crianças e animais de estimação!

5. Respeite as regras de convivência em condomínio também no uso da garagem.

Além do respeito à sua vaga, tenha certeza de que o trato com vizinhos na garagem seja tão cordial quanto em qualquer outro lugar. Dê a preferência quando possível, não buzine nem mantenha faróis altos e sempre respeite os limites de velocidade.

6. Responsabilize-se pelo seu lixo.

Poucas coisas são tão desagradáveis quanto áreas de lixo mal cuidadas. Faça sua parte, sempre ensacando seu lixo da melhor forma, evitando que exalem cheiros muito fortes, e respeitando os locais e horários apropriados de descarte.

7. Mantenha o bom senso nas festas.

Mesmo que você tenha um horário reservado para usar o salão de festas ou decidiu receber os amigos no seu apartamento,  as regras de convivência em condomínio ainda se aplicam. Respeite os limites impostos pelo regulamento e cuide para seus convidados façam o mesmo.

Esperamos que você tenha gostado das dicas. E tem mais: se você tem um animal de estimação, clique aqui para descobrir dicas específicas para melhorar a convivência!