Empreender não é uma tarefa fácil e muita gente antes de começar esta jornada se pergunta se existe um perfil próprio do empreendedor. Alguns autores defendem características clássicas que um empreendedor deve ter, mas parte delas pode ser enumerada por qualquer pessoa em uma conversa informal.
Ser criativo, planejador e pesquisador são três qualidades inerentes aos empreendedores. De acordo com o Sebrae, iniciativa, visão estratégica, capacidade de liderança e capacitação constante também fazem parte das competências de uma pessoa que quer empreender.
O especialista em empreendedorismo Louis Jacques Fillion destaca que o candidato a começar um negócio precisa também ter coragem.
Para saber se você tem o perfil certo para ser chefe de si mesmo, analise se tem ou se consegue desenvolver as seguintes habilidades:
> iniciativa
> criatividade
> coragem
> visão estratégica
> pesquisa
> planejamento
> liderança
Você pode olhar esta lista e se assustar, mas muitas dessas características podem ser desenvolvidas com estudo e leitura.
Por exemplo, se você não gosta de vendas e tudo relacionado ao tema, dificilmente vai conseguir se desenvolver como empreendedor porque uma das primeiras tarefas de quem abre um negócio é vender esse negócio para clientes, investidores e públicos de interesse.
Mas isso não quer dizer que você não possa empreender porque um dos segredos da liderança inteligente é se cercar de pessoas que façam muito bem coisas que você não domina muito.
Portanto, cheque a lista acima, avalie os pontos, pondere sobre as características que você tem ou que consiga desenvolver e veja quais pessoas precisa ter por perto para abrir seu negócio.