Os problemas de vazamentos e infiltrações são comuns nas construções, porém quando acontecem nos condomínios eles se tornam maiores, por afetarem não só a unidade de origem, mas também as vizinhas.
Além de danificarem a estrutura da edificação, os vazamentos aumentam os custos com a água, umedecem a parede, causam mofo e danificam a pintura. Caso não sejam solucionados no início, podem trazer problemas ainda maiores para o prédio e outras unidades vizinhas. Por isso, quando começarem os primeiros sinais de infiltração, o ideal é contratar um profissional para identificar e eliminar o vazamento.
Saber quem é responsável para arcar com os danos também é importante. Para localizar exatamente a origem do vazamento é necessário a utilização de equipamentos precisos. Há basicamente três motivos para o surgimento de infiltrações: vazamentos; falhas na impermeabilização da laje; e o lençol freático – caso que provoca a infiltração no poço do elevador. Se a falha estiver numa área comum é o condomínio que arca com os reparos.
Ao detectar alguma infiltração na unidade, o condômino deve abrir um chamado urgente, comunicando o síndico do ocorrido. Caso o imóvel seja alugado ele comunica e quem arca com as despesas é o proprietário da unidade, porém se o vazamento vem de uma reforma feita pelo inquilino, a responsabilidade passa a ser do morador. No caso de responsabilidade do condomínio, o síndico pode imediatamente solicitar o conserto da área com vazamento, sem precisar convocar uma reunião.
Fique atento e comunique o síndico sempre que perceber algum tipo de vazamento.