Você já deve ter ouvido falar em monitoramento, e talvez se perguntou como isso funciona.
Diferente do entendimento de boa parte da população, o monitoramento não quer dizer que ocorrerá somente com pessoas assistindo as câmeras do local monitorado.
Monitorar somente através das câmeras, é um trabalho difícil e na prática, humanamente impossível. Larry Rosen, professor da Universidade Estadual da Califórnia, em sua pesquisa denominada “Psicologia da Tecnologia”, identificou que a capacidade de tempo de concentração dos participantes da pesquisa era de 3 a 5 minutos. E, mesmo que o profissional que atua no monitoramento seja preparado e vivencie a visualização de imagens no dia-a-dia, as suas limitações humanas diminuem drasticamente o seu discernimento poucos minutos após iniciar a visualização delas.
Mesmo diante da limitação humana, é possível que haja um monitoramento efetivo e funcional, para isso podemos contar com os recursos que a tecnologia tem a nos oferecer:
Através de equipamentos eletrônicos estrategicamente posicionados no condomínio é possível que de forma remota ou local sejam monitorados diversos aspectos da segurança: é possível por exemplo ser alertado quando houver tentativas de acesso através dos muros e grades do condomínio, graças aos sensores perimetrais, ou então, através do controle de acesso, é possível ser notificado quando uma porta ou portão é deixado aberto.
Diante dos “gatilhos” gerados por estes equipamentos, pode-se fazer um monitoramento efetivo, e quando houver quebra da normalidade da rotina condominial, agir para dirimir os riscos.
Mais recentemente os sistemas inteligentes de vídeo têm se tornado grandes aliados do monitoramento, eles transformam as câmeras em recursos ativos da segurança, podendo inclusive acionar luzes ou sirenes quando as anomalias forem detectadas. Há sistemas que permitem até mesmo fazer a detecção facial das pessoas, e gerenciar os acessos ao condomínio através disto: moradores e pessoas cadastradas têm seu acesso concedido, e tentativas de acesso de pessoas não autorizadas, ou em uma lista de suspeitos geram alertas no sistema.
Quer conhecer mais sobre estes recursos? Fale conosco! Temos uma equipe dedicada para o desenvolvimento de soluções com tecnologia para seu condomínio se tornar mais inteligente e seguro.