Ter um controle de acesso eficiente é o primeiro passo para ter um condomínio mais seguro. Essa é uma das principais responsabilidades da gestão condominial.
Com o avanço da tecnologia, surgiram diversas ferramentas que tornaram esse processo mais prático, eficiente e seguro para moradores e visitantes.
Neste artigo, apresentamos 4 soluções modernas de controle de acesso que ajudam a proteger o edifício e simplificar a rotina de todos.
Principais ferramentas para controle de acesso
O condomínio concentra dezenas de famílias, muitas delas com crianças ou pessoas vulneráveis. Nesse cenário, a segurança coletiva não é um recurso negociável. A seguir, confira 4 alternativas de automação predial para um controle de acesso inteligente!

Controle de acesso com biometria
O acesso com biometria libera a entrada após leitura da digital, facial ou da íris. É uma das alternativas mais seguras e eficientes, uma vez que dispensa o uso de chaves ou cartões. Além disso, é considerada uma das alternativas mais confiáveis por utilizar dados pessoais e intransferíveis, combatendo fraudes e atividades maliciosas.
Controle via portaria remota
Ter novas tecnologias também significa ampliar as soluções que melhoram a vida em condomínio. A maior das facilidades é, sem dúvidas, o monitoramento à distância.
Com apoio de uma central de segurança externa, é possível confirmar identidades, solicitar autorizações de acesso aos condôminos e liberar a entrada de visitantes, dispensando a presença de uma guarita exclusiva para essa atividade, reduzindo custos e ainda com o benefício de ter um monitoramento humano 24/7.
Tags e cartões RFID
Dispositivos como chaveiros ou adesivos com tecnologia RFID facilitam o acesso com leitores de radiofrequência, sejam pedestres aproximando a chave do interfone com essa configuração, ou carros com etiquetas veiculares que abrem portões ao se aproximar da garagem do condomínio.
QR code temporário
Você aluga seu quarto extra ou imóvel completo por temporada? Se a sua resposta foi “sim”, imagino que o controle de acessos seja uma preocupação recorrente para você e outros condôminos.
Uma solução que oferece mais segurança aos moradores é a chave randômica gerada pelo aplicativo BRCondos Online. Ela funciona assim:
- Cadastre os visitantes, data da estadia e horário previsto para devolver o imóvel.
- Durante esse intervalo, seus hóspedes usarão uma chave aleatória com números ou QR code que permite entrar e sair do local durante o intervalo informado.
- Encerrando o prazo de locação, as chaves são bloqueadas e descartadas automaticamente.
Gostou desse assunto? Falamos sobre esse tema no BRCondos Cast, episódio especial com Gabriel Fumagalli, CEO da Xtay (aplicativo para locação de curta duração).
- Assista agora: BRCondos Cast – Short Stay no Condomínio

Controle de Acesso: Equipamentos, Software e Processos
A tecnologia de controle de acesso é composta por três pilares: equipamentos (hardware), sistema operacional (software) e os processos.
Você já deve ter interagido com os equipamentos por aí: dispositivos conectados ao portão via internet, muito comum em prédios comerciais e residenciais modernos ou em hotéis, com leitor de imagem ou painel para digitar a senha.
Com o sistema desenvolvido pela BRCondos, você pode monitorar toda a estrutura de vigilância em um canal, além de receber avisos quando algo não estiver operando conforme o esperado.
E claro, tudo perfeitamente conectado por processos bem estruturados de ponta a ponta, com autenticação (verificação de usuário), autorização (permissão de acesso) e auditoria (registro e rastreamento de atividades) em cada etapa.
Melhores práticas para implantar uma tecnologia de controle de acesso no condomínio
- Demanda e recursos disponíveis: condomínios comerciais podem ter maior rotatividade de frequentadores em relação ao residencial, uma questão que pode refletir na qualidade do controle de acesso escolhido.
- Integração com outras tecnologias: unificar o controle de acesso às ferramentas de automação e monitoramento predial maximiza o potencial de proteção do sistema.
- Treinamento de moradores e profissionais: o controle de acesso só é efetivo quando as pessoas utilizam os recursos da forma certa. Oriente as pessoas sobre as boas práticas, como verificar se o portão fechou, não liberar acesso para estranhos, validar se as câmeras funcionam normalmente, etc.
- Manutenção e atualização: mantenha um cronograma de verificação do sistema para se precaver contra vulnerabilidades.
Controle de Acesso eficiente com BRCondos
Como você leu até aqui, um controle de acesso eficiente não é feito apenas com tecnologias modernas, mas também com sistemas e processos pensados para atender bem a cada morador, funcionário ou visitante do condomínio.
Procurando uma solução de automação predial completa? Conheça o nosso portfólio de soluções e tecnologias para condomínios.
