O síndico mirim é uma alternativa muito divertida para envolver crianças e adolescentes na rotina de responsabilidades condominiais.
Esse é um projeto muito interessante porque dá voz aos pequenos e permite que eles participem, votem e tomem decisões sobre coisas que afetam a vida deles no condomínio.
Continue a leitura e descubra tudo sobre essa brincadeira saudável. Vamos lá!
Síndico Mirim: como funciona?
O síndico mirim é um projeto que dá oportunidade para as crianças moradoras participarem de decisões do condomínio. Elas são convidadas a dar opiniões sobre temas como cuidados com o playground, eventos temáticos, atividades recreativas nas férias e tantas outras pautas.
Elegendo um síndico mirim
A ideia do projeto síndico mirim é permitir que as crianças aprendam sobre processos reais, como a própria eleição de síndico, mas sem tanta formalidade.
Quer aplicar essa ideia no seu condomínio? Siga os seguintes passos:
- Convocação da assembleia: comunique todos os moradores, principalmente pais e responsáveis, sobre a data do evento;
- Candidatura: as crianças e adolescentes podem se voluntariar para ser síndico mirim por alguns dias ou semanas;
- Assembleia: os moradores realizam uma reunião com participação dos filhos, ou um encontro das crianças com um adulto mediador, permitindo que expressem suas opiniões e votem em um síndico mirim;
- Votação: a votação pode ser simples e informal, podendo ser voto aberto ou secreto;
- Mandato: os moradores podem decidir o tempo de mandato do síndico mirim, geralmente de um ou dois meses, com rotatividade do representante para que outras crianças também participem.
Por que ter um síndico mirim no condomínio?
Envolver as crianças na gestão pode ser muito útil para discutir assuntos que nem sempre são considerados pelos adultos, como cuidados com as áreas de lazer, limpeza e manutenção de brinquedos, organização de eventos infantis e outras atividades.
As crianças também podem receber um bloquinho para fiscalizar espaços e anotar observações no dia a dia. Quem sabe não surge uma pauta interessante para os responsáveis discutirem na próxima assembleia?
Outro ponto muito positivo dessa atividade é promover diálogo, respeito e participação dos jovens na vida do condomínio, reforçando a ideia de que as decisões também refletem no bem-estar e convivência deles.

Ensine as crianças com muita diversão!
Muito além da brincadeira, esse exercício é uma forma divertida de desenvolver os pequenos cidadãos, incentivando um olhar mais atencioso e responsável com os bens compartilhados enquanto eles aprendem mais sobre a gestão do condomínio.
Aproveite o Mês das Crianças e organize o projeto com os moradores. Todos vão aprender bastante com essa atividade!