Há 1 ano, Lucas Caetano, síndico há 4 do Condomínio Tom&Vinicius, administrado pela BRCondos Curitiba, incentivou os moradores e começaram o cultivo de uma horta orgânica comunitária. Em uma área do condomínio há muito em desuso, eles investem parte do seu tempo livre e se dedicam no plantio de diversas verduras, hortaliças, temperos e chás.
Engenheiro por formação e síndico profissional, Lucas tem em seus principais valores para a liderança acreditar que parte da sua missão é tornar o mundo e a vida das pessoas melhor. Para ele, o projeto da horta se estende a outros aspectos além do plantar e colher, pois a troca de conhecimentos e experiências amplia o convívio entre os moradores, o torna melhor e mais harmonioso e alguns conflitos acabam se resolvendo naturalmente ou mesmo sendo evitados, pela maior proximidade entre os condôminos.
Além de ajudar no cultivo da horta e andamento do projeto, Lucas também realiza oficinas de cultivo orgânico com as crianças do prédio, onde ensina como preparar a terra, plantio, colheita, desperdício, o uso de composteiras/minhocário, manutenção e cuidados. A oficina acontece sempre no último sábado do mês e a aula é prática. “Sempre fazemos um plantio e uma colheita, para que os alunos coloquem a mão na massa, num exercício de empatia mesmo”, disse.
Lucas também se aproveita dos recursos naturais para organizar a horta, com uso de bambus para fazer as cercas vivas e divisão dos tipos de plantas. Ele costuma colher as verduras e deixar em frente aos elevadores para que os moradores aproveitem, mesmo quando não podem visitar a horta. O mais divertido segundo ele é acompanhar as crianças, que acabam sendo os principais ajudantes. “Aprendemos sempre algo novo, além de ser uma forma de estimulá-las a uma maior contemplação à natureza, numa era totalmente digital”, disse.
Outro ensinamento preciso contido no projeto é quanto a separação de lixo. “Antes mesmo da horta, criamos o Espaço Recicle, para orientar os condôminos e seus colaboradores domésticos em relação a separação adequada do lixo por componentes. Hoje com a horta, trabalhamos também a compostagem, ou seja, parte do lixo orgânico vira adubo e continuamos com outras orientações, sobre coleta seletiva e específica”, orienta.
Projeto sai dos muros e chega até Lar para crianças
A ideia da horta comunitária é tão bacana que já ultrapassou os muros do condomínio e chegou até a um Lar vizinho ao residencial, do qual Lucas já era voluntário, e que acolhe 11 crianças em vulnerabilidade social de 0 a 18 anos. As crianças participam junto das oficinas no Condomínio Tom&Vinícius e também recebem hortaliças para consumo próprio.
O síndico profissional explica que nos dias de hoje, de estímulos tão rápidos, o espírito comunitário é primordial para vivermos em harmonia, seja no condomínio ou em qualquer local. Ele ainda traz consigo um senso de responsabilidade social dentro da sua gestão e explica que o projeto da horta é um fio condutor de aspectos bem mais amplos: ele aproxima as pessoas, permite que se tenha contato com outras realidades, traz outras visões de mundo, do espaço a nossa volta e unifica todos em um bem maior, que é viver bem em qualquer lugar.
Contato
Lucas deixou os contatos para síndicos e condôminos que queiram mais orientações.
Fone: (41) 99968 0938
Email: lucasaugustocaetano@gmail.com