Toda empresa estabelecida no Brasil independente da sua área de atuação e porte empresarial, precisa realizar a entrega das informações tributárias, fiscais e obrigações acessórias ao Fisco e se faz necessário estar sempre atento às legislações e mudanças que regem a sua empresa.
No âmbito condominial não é diferente, os condomínios estão enquadrados em diversas obrigações acessórias, recolhimentos, apurações de impostos, exigências fiscais e obrigações estas que devem ser entregues para os órgãos federais e municipais.
O departamento de tributos é responsável por diversas atividades que impactam direta ou indiretamente nas despesas do condomínio e pelo auxílio ao síndico na gestão. O setor Tributário é responsável por realizar as escriturações fiscais, garantir que as obrigações legais sejam entregues de forma correta e eficaz, apurar os impostos e guias entre outras.
A importância deste setor e as atividades desenvolvidas são de grande relevância para que o condomínio esteja adequado e regularizado perante os órgãos públicos. A regularidade junto ao fisco traz segurança ao síndico e condôminos, tendo todos os documentos devidamente analisados, calculados corretamente, com impostos recolhidos e suas obrigações acessórias entregues, evitando custos desnecessários com multas e juros.
Desta forma é importante que a Administradora possua um setor tributário alinhado com as demais áreas da administração do condominial. Com as informações claras e precisas da área tributária o síndico terá o auxílio para uma gestão de excelência e dentro da legalidade.
Emanuele Barone Silveira