Segundo dados do IBGE, o total de pessoas com mais de 65 anos mais do que duplicou entre 2000 e 2023. Com quase 33 milhões de pessoas nesta faixa etária, hoje a expectativa de vida dos brasileiros é de até 76,4 anos.
Essa mudança no panorama trouxe novas tendências no mercado imobiliário, como o aumento de investimentos em residencial sênior, também chamado de senior living: construções planejadas para atender às necessidades dos avós do condomínio.
Conheça o conceito de Senior Living
Com mudanças no panorama social, como o aumento da expectativa de vida, surgem novas oportunidades de investimentos promissores, como o senior living: imóveis planejados para maior segurança, acessibilidade e com serviços para a melhor idade.
Esses empreendimentos podem ser apartamentos, casas, condomínios ou complexos residenciais inteiros pensados para oferecer uma estrutura adaptada às necessidades de saúde, lazer e convivência social dos idosos.
Os 3 tipos de habitações Senior Living
O residencial sênior pode funcionar em 3 modalidades:
- Vida independente: vida totalmente autônoma e privativa, mas com serviços facilitadores, como limpeza, refeições e lazer.
- Moradia assistida: ideal para quem valoriza a independência, mas precisa de suporte com atividades do dia a dia, como tomar medicamentos, higiene, alimentação, etc.
- Cuidados especiais: acompanhamento 24 horas para idosos dependentes, com doenças neurodegenerativas ou em recuperação hospitalar.
As principais vantagens do Senior Living
Envelhecer traz diferentes desafios em aspectos físicos e mentais, e os recursos de acessibilidade são indispensáveis para uma rotina com mais dignidade e segurança.
As principais vantagens de um condomínio pensado para ser um residencial sênior são:
- Ambientes adaptados e seguros: imóveis projetados com portas largas, barras de apoio, rampas, pisos antiderrapantes e elevadores para maior autonomia e conforto;
- Assistência à saúde e bem-estar: é comum existir serviços de enfermagem, acompanhamento médico, fisioterapêutico, nutricional e cuidadores.
- Praticidade: acesso fácil a serviços de alimentação, limpeza, lavanderia e manutenção de equipamentos.
- Alívio de sobrecarga familiar: a família pode ficar em paz sabendo que seus entes queridos estão em um local com a estrutura e profissionais capacitados, aliviando a sobrecarga dos cuidados diários.
Qual a diferença entre um senior living e o lar de idosos?
Enquanto as clínicas e lares de idosos são organizações públicas ou privadas onde o idoso compartilha espaços com outras pessoas que necessitam de assistência 24 horas, um residencial sênior é um imóvel comprado ou alugado para uso privativo que dispõe dos serviços para proporcionar maior bem-estar e qualidade de vida.
Visitas e hospedagens da família
Quem não adora visitar os avós para compartilhar aquele delicioso bolinho com café? Em um residencial sênior, os avós têm o direito de receber visitas e hospedar pessoas, além de usar as áreas comuns, como piscinas e playground, respeitando o regimento interno do condomínio.
Respeito à individualidade do residente
Diferente do lar de idosos, que considera sempre atividades coletivas, os residentes sêniores garantem total autonomia aos residentes. Os serviços são prestados individualmente, conforme necessidade e desejo do morador.

Discutindo a acessibilidade em assembleias do condomínio
Quer levar a pauta para debate nas assembleias do condomínio? Anote alguns pontos relevantes para essa discussão!
Efeito da acessibilidade na vida dos moradores
A acessibilidade é um tema bem amplo porque afeta a vida de todos os moradores. Embora o foco deste artigo seja a relação com os idosos, a pauta vai muito além e pode beneficiar pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, gestantes, mães com crianças de colo, neurodivergentes e outros grupos.
Legislação obrigatória
A Lei Brasileira de Inclusão (nº 13.146/2015) e o Decreto nº 9.451/2018 exigem que condomínios tenham acessibilidade em áreas comuns ou privativas para pessoas com deficiência física ou neurodivergentes.
Condomínios construídos após 2019 já devem estar em conformidade com as normas, enquanto a adaptação de prédios antigos pode ser gradual, mas a falta de acessibilidade pode gerar ações judiciais e multas ao condomínio.
Recursos de acessibilidade para idosos
Para um condomínio mais inclusivo para a melhor idade, não pode faltar:
- Rampas: instalação de rampas para cadeirantes.
- Corrimãos: instalação de barras em áreas de escadas
- Piso tátil: recurso importante para guiar pessoas com deficiência visual.
- Banheiros adaptados: adição de barras de apoio e pisos antiderrapantes.
- Elevadores: indispensável para facilitar a movimentação entre andares.
- Sinalização audiovisual: placas e recursos sonoros orientam os moradores.
- Vagas de estacionamento: vagas reservadas próximas aos elevadores.
Responsabilidades do síndico
O síndico tem um papel importante na discussão dessa pauta em condomínios. É seu dever mobilizar os moradores sobre a necessidade de adequação das áreas comuns, validar questões jurídicas, solicitar o orçamento e contratar obras para implementação das melhorias.
Como uma administradora de condomínio atua em um residencial sênior?
Em um residencial sênior, a administração de condomínios desempenha um papel essencial para garantir a operação regular, segurança, transparência e bem-estar dos moradores.
Com o sistema BRCondos Online, você tem acesso a recursos de prestação de contas diária, fluxo de caixa, contas a pagar e receber, além de relatórios completos que garantem um relacionamento saudável entre síndicos, condôminos e conselhos.
Os moradores também podem acompanhar eventos em espaços de convivência, visualizar avisos, comunicados, participar de assembleias virtuais e ter acesso a relatórios detalhados sobre os gastos com serviços contratados no condomínio.
Complementando a experiência, a portaria pode realizar um controle de acessos mais eficiente com BRCondos Hall, regulando a entrada e saída de visitantes e prestadores de serviços, além de prestar suporte aos moradores direito da portaria.
Gostou do tema? Compartilhe este artigo com a vizinhança do seu condomínio!
Referências: