Ter um playground no condomínio é motivo de muita alegria para a criançada. Essa área de recreação, geralmente ao ar livre, é totalmente planejada para a diversão dos pequenos. Conheça as regras gerais para montar um playground, a responsabilidade do síndico e muito mais!
Regras gerais para montar um playground no condomínio
A montagem e manutenção do playground em condomínios envolve aspectos técnicos, legais, de segurança e de convivência dos moradores.
Aprovação em assembleia
Antes de realizar o projeto e instalação, a ideia de montar um playground no condomínio deve ser discutida pelos moradores em uma assembleia condominial. Os moradores devem avaliar o orçamento e votar pelo projeto, que precisa de mais de 50% dos votos para aprovação.
Normas técnicas obrigatórias
A montagem do playground precisa seguir os critérios da ABNT NBR 16071 (parte 2), que aborda a forma mais segura de montar, inspecionar e realizar a manutenção dos brinquedos. A norma também dita os materiais mais indicados para esse tipo de construção, sempre considerando a segurança das crianças.
Localização segura
O local ideal para montagem do parquinho, assim como outros espaços compartilhados, como quadras poliesportivas ou espaço para pets, deve ser escolhido estrategicamente. Ele não pode ser instalado próximo do trânsito, garagem ou parapeitos — locais que ofereçam risco às crianças.
Estrutura contra impactos
Prevendo que as crianças podem cair dos aparelhos durante a brincadeira, é importante que o solo esteja preparado para amortecer a queda. Piso de borracha antiderrapante, grama sintética ou caixas de área são soluções praticáveis para amortecimento.
Manutenção e inspeção
A inspeção dos brinquedos deve acontecer regularmente, com revisões semanais ou mensais.
A área precisa de manutenção preventiva? Você pode programar a manutenção conforme orientação do fabricante e registrar as revisões no Módulo de Manutenção BRCondos para maior controle e segurança.
Acessibilidade
O projeto do playground deve ser inclusivo para todas as pessoas, incluindo crianças neurodivergentes ou com deficiência física.
Regras de uso do playground no condomínio
As regras de uso do playground devem ser destacadas em placas ou cartazes em pontos estratégicos do parque. Lembre-se que essa é uma área destinada para as crianças, e usar ilustrações pode facilitar a compreensão.
Veja alguns exemplos de regras para o playground do seu condomínio:
- Acompanhamento obrigatório de um adulto responsável;
- Proibição de alimentos na área;
- Horários para uso, limpeza e manutenção;
- Restrição de idade, tamanho ou peso para determinados brinquedos;
- Limitação de acesso à caixa de areia, se necessário.
Responsabilidade do síndico sobre o playground
Cumprindo os critérios do Código Civil (artigo 1.348, inciso V), compete ao síndico garantir a conservação e a guarda das partes comuns, bem como zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores.
O síndico também tem o dever de contratar profissionais habilitados pelo CREA/CAU para garantir a conformidade técnica e de segurança do projeto.
Portanto, os cuidados do síndico não se limitam apenas à administração e orçamento dos espaços de lazer, mas também prover a inspeção e reparo preventivo para evitar acidentes por falta de manutenção.
Como a BRCondos pode ajudar nesse processo?
A missão da BRCondos é proporcionar uma jornada mais tranquila, transparente e confiável em processos condominiais, até mesmo na hora de investir em obras para o lazer dos moradores.
Todo o nosso sistema foi planejado para dar suporte às principais decisões do condomínio, como discutir a construção em assembleia, participar moradores no processo de aprovação e execução da obra, prestar contas diariamente e garantir que as decisões estejam em conformidade com a legislação brasileira.
Acesse a nossa página sobre a administração de condomínios para conhecer todas as soluções da BRCondos que vão transformar a rotina da sua comunidade.
Referência: