Pessoa utilizando um aparelho de leitura de impressão digital, que inclui um teclado numérico, para autenticação de acesso seguro. Pessoa utilizando um aparelho de leitura de impressão digital, que inclui um teclado numérico, para autenticação de acesso seguro.

Portaria com biometria: o guia completo para condomínios

Cada vez mais os condomínios investem em tecnologias para melhorar a segurança dos moradores. A portaria com biometria, por exemplo, tem muitas vantagens nesse aspecto e também traz comodidade, facilitando a rotina de quem entra e sai do prédio. 

Neste conteúdo, você verá sobre a tecnologia biométrica para condomínios, suas vantagens e como implantar esse sistema de forma eficaz. Continue a leitura!

Como implementar a portaria com biometria no seu condomínio?

Adaptar a portaria com biometria requer planejamento, sendo fundamental seguir algumas etapas para garantir tranquilidade e segurança na implementação. Veja quais são as principais. 

Necessidades do prédio 

O primeiro fator importante é avaliar as necessidades do condomínio e definir em quais áreas você precisa instalar o controle de acesso biométrico. As mais comuns são garagens, entrada de pessoas, áreas de serviço e ambientes que funcionários costumam circular

Infraestrutura 

Após definir os ambientes onde deseja instalar a biometria, é necessário analisar se eles têm infraestrutura adequada para o sistema funcionar perfeitamente. Portanto, contrate um profissional para vistoriar as áreas e orientar sobre o que será necessário para concluir o projeto. 

Escolha da tecnologia 

O próximo passo é escolher a melhor tecnologia para condomínios e que se adapte à rotina dos moradores. Entre as principais estão os sistemas de reconhecimento facial para condomínios, que fazem a leitura do rosto, da íris ou da retina

Ainda existe o porteiro eletrônico com biometria digital ou a liberação de acesso por meio da verificação da palma da mão do usuário. 

Orçamento disponível 

Os custos da portaria biométrica dependem da escolha da tecnologia, das adaptações estruturais necessárias e da instalação de equipamentos específicos. Portanto, avalie os recursos disponíveis para decidir a melhor estratégia de implementação. 

Treinamento de moradores e funcionários 

Independentemente do tipo de leitor biométrico para portaria remota, é necessário treinar os funcionários e os moradores para que se adaptem à tecnologia facilmente. Dessa forma, situações que podem gerar atritos são evitadas, garantindo a melhor a experiência dos usuários. 

Custos de implementação e manutenção

Apesar dos benefícios, a portaria automatizada gera custos que devem ser colocados na ponta do lápis antes de pensar na instalação: 

  1. avalie os custos com leitores biométricos, software de gestão, fechaduras eletrônicas, fiação, equipamentos e possíveis modificações no condomínio;
  2. escolha a tecnologia de impressão digital para portaria que atenda às necessidades do prédio, mas também se encaixe no orçamento disponível;
  3. a configuração e o cadastro biométrico condominial podem gerar custos adicionais, então contrate uma empresa que ofereça um pacote completo;
  4. a manutenção periódica é fundamental para garantir o funcionamento e a segurança digital de dados biométricos, o que gera gastos com possíveis trocas de equipamentos e atualização de software. 

Tipos de biometria utilizados em portarias

O mercado oferece tecnologias inovadoras para atender às necessidades de segurança e comodidade dos condomínios. Veja os principais tipos e suas vantagens e desvantagens. 

  • Impressão digital: uma das mais populares, têm custos mais baixos em relação à biometria facial, por íris ou por voz. Apesar de eficiente, pode apresentar erros de leitura se a pessoa estiver com o dedo molhado ou sujo; 
  • Facial: mais precisa do que a digital, o valor de instalação é mais caro, mas a leitura pode falhar se a pessoa modificar sua aparência ao usar óculos ou barba, por exemplo;
  • Íris: uma das tecnologias com custo mais alto porque requer sensores e câmeras específicas para reconhecer a íris. A precisão é alta e ocorre logo que a pessoa centraliza os olhos no sensor;
  • Voz: uma das soluções de portaria mais baratas, mas pode perder a eficiência se houver ruídos no ambiente ou se o usuário estiver com a voz alterada devido a resfriados, por exemplo. 

Apesar desses métodos serem muito usados atualmente, há novas tendências para melhorar a segurança condominial com biometria. Uma delas é o reconhecimento do DNA, do cheiro ou do formato da orelha de cada pessoa.

Todavia, um Projeto de Lei discute a proibição da coleta de dados sensíveis para reconhecimento biométrico, como a íris e o DNA. Se aprovado, ele alterará a LGPD.

Homem de terno em frente a um sistema de reconhecimento facial com uma tela que mostra seu rosto, no ambiente de entrada de um prédio moderno.

Vantagens da portaria com biometria para condomínios

A segurança condominial biométrica traz mais controle, praticidade e proteção para os moradores, mas também reduz custos com funcionários e cartões de acesso. Além disso, é possível integrar a solução com outros sistemas do prédio e otimizar a gestão. 

Outra vantagem é o controle de visitantes e prestadores de serviços para evitar ações criminosas que coloquem os condôminos em risco, além de facilitar a rotina da portaria.

Desafios e limitações da portaria com biometria

Apesar das vantagens, você também terá que lidar com alguns desafios comuns da transição para uma portaria virtual com biometria, como preparar os moradores para essas mudanças.

Além disso, considere os mais diversos perfis e necessidades dos usuários ao escolher uma automação para o seu condomínio, além de priorizar soluções de softwares alinhadas às regras de privacidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A consultoria em automação predial da BRCondos leva todos os aspectos técnicos e legais em consideração para entregar uma solução confiável e eficiente ao seu condomínio.

Homem assistindo a múltiplas telas de câmeras de segurança, monitorando ambientes diversos com atenção e uso de fones de ouvido.

Aspectos legais e privacidade na implementação de biometria

Ao implantar sistemas de biometria em condomínios, é fundamental considerar a segurança e os direitos de moradores e visitantes. Isso porque a biometria envolve o tratamento de dados pessoais sensíveis, regulados pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Consentimento é obrigatório

A coleta de dados biométricos — como impressão digital, reconhecimento facial ou íris — só pode ser feita mediante consentimento livre e informado do condômino. Segundo especialistas, o morador não pode ser obrigado a fornecer dados biométricos para acessar áreas comuns. O condomínio deve sempre oferecer alternativas de entrada, como cartões, tags ou senhas.

Riscos e responsabilidades

Em caso de falha de segurança ou vazamento, a responsabilidade pode recair sobre o condomínio e a administradora, que respondem solidariamente pelo uso inadequado das informações. Isso reforça a necessidade de um encarregado de dados (DPO) e de políticas claras sobre armazenamento e compartilhamento das informações.

Projetos de lei em discussão

Tramitam no Congresso propostas que buscam restringir ainda mais o uso de dados sensíveis, como reconhecimento de íris e DNA, em ambientes coletivos. Se aprovadas, podem alterar diretamente a forma como os condomínios lidam com tecnologias de acesso.

Recomendações práticas

  • Informe claramente os moradores sobre como os dados serão coletados e usados;
  • Ofereça sempre uma opção de acesso que não envolva biometria;
  • Contrate empresas que sigam padrões rígidos de segurança digital;
  • Estabeleça um prazo de armazenamento e descarte seguro dos dados.

Assim, a adoção da biometria pode garantir segurança sem abrir mão do respeito à privacidade e aos direitos dos condôminos.

Como escolher o sistema de portaria com biometria ideal

Para escolher o melhor sistema de biometria para o seu condomínio e ter uma portaria mais segura, avalie os pontos abaixo.

  • Critérios técnicos: considere a tecnologia com base em eficiência, facilidade de uso e perfil dos moradores, mas também que seja fácil de implementar conforme as necessidades de adaptação do prédio e os materiais necessários; 
  • Escalabilidade: escolha um sistema que pode ser adaptado se o condomínio precisar de novas implementações devido ao aumento de blocos, por exemplo;
  • Suporte: um bom serviço de atendimento é fundamental para solucionar problemas. Então, escolha uma empresa que ofereça suporte contínuo mesmo após a instalação. 

Tendências futuras em portarias com biometria

A IA é uma tendência que reforça a segurança na biometria por identificar se a imagem é mesmo de uma pessoa real. Ainda há a biometria multimodal que combina sistemas de leitura da íris, impressão digital, entre outros. 

Essas tecnologias também permitem o acesso das pessoas sem a necessidade de interação e contato físico com os dispositivos biométricos. Além disso, uma forte tendência é a integração de câmeras de monitoramento, alarmes e outros componentes para otimizar a segurança. 

Conte com tecnologia e suporte na rotina condominial da BRCondos

A BRCondos oferece soluções de automação predial para otimizar a portaria com biometria do seu condomínio. Por meio de monitoramento 24 horas, tecnologia de reconhecimento facial e leitura digital, você pode gerenciar a entrada e a saída para garantir mais segurança. 

Entre em contato e melhore a gestão condominial do seu condomínio!