Professora sorridente ensina crianças em sala de aula usando tablet, promovendo aprendizado interativo e envolvente para estudantes. Professora sorridente ensina crianças em sala de aula usando tablet, promovendo aprendizado interativo e envolvente para estudantes.

Educação: Parabéns, vizinho professor!

O professor constrói a ponte entre o saber e o aprender. Ele ajuda as crianças a descobrirem novas possibilidades, indica o caminho aos jovens e inspira os adultos.

Em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I emitiu a lei do Ensino Elementar, instituindo as Escolas de Primeiras Letras (Ensino Fundamental), reconhecendo a importância da educação para o desenvolvimento de novos cidadãos e também para a construção da sociedade.

Será que você é professor ou tem um vizinho educador? Segundo o Censo Escolar 2023, existem mais de 2,3 milhões de professores registrados no Brasil, sendo mais de 1,8 milhões só na rede de ensino pública.

Que tal conhecer um pouco mais sobre a história dessa profissão tão significativa e inspiradora para o povo brasileiro? Continue a leitura!

Professor: a evolução da profissão ao longo do tempo

A arte de educar passou por mudanças importantes ao longo da história. Muito antes de existir a palavra escrita, homens e mulheres já educavam seus filhos sobre como lidar com os desafios da vida, seja caçando, plantando ou cuidando da aldeia. Ainda hoje, a família tem o papel essencial de educar na primeira infância.

Educação no Antigo Egito

As civilizações do Egito antigo já percebiam o valor da escrita para contar a história, ensinar sobre a religião e administrar recursos. Ser escriba era um privilégio e muitos tutores dedicavam suas vidas a aprender e transmitir esse conhecimento.

Ideias para os pensadores gregos

Na Grécia antiga, a educação começava ainda na infância com a prática de atividades que estimulavam corpo e mente. O direito de usar o tempo para frequentar locais para refletir, discutir e ensinar novas ideias era motivo de orgulho dos homens livres. Esse é considerado o verdadeiro berço da escola moderna.

Detalhes da obra de arte 'A Escola de Atenas' de Rafael, retratando filósofos e intelectuais na Grécia Antiga em uma sala grandiosa com arquitetura clássica.
A Escola de Atenas: afresco do pintor renascentista Rafael Sanzio no Vaticano.

Informação de poucos para todos

Durante uma longa fase da Idade Média, boa parte dos registros feitos pelos homens ficaram nas mãos de poucos (nobres e membros do clero), enquanto o conhecimento dos civis se limitava ao trabalho rotineiro: agricultura, artesanato e trabalho manual.

Mais tarde, filósofos como Francis Bacon (1561 a 1626) contribuíram com uma nova visão de mundo: a de que curiosidade, prática e a sabedoria da experiência são essenciais para dominar a natureza em benefício próprio — conhecimento é poder!

Assim, a profissão de professor não só resistiu, como ganhou relevância e roupagem nova com o tempo. Centros universitários foram construídos para aprender, imaginar, refletir, testar, refinar e divulgar o conhecimento científico para formar verdadeiros líderes.

Mulher sorridente utilizando fones de ouvido e notebook, com caderno e notas adesivas sobre a mesa, em um ambiente doméstico bem iluminado, ideal para reuniões online, estudos e trabalho remoto.

Educação na Era da Tecnologia

A internet e a inteligência artificial revolucionaram a forma como aprendemos e compartilhamos conhecimento.

Os alunos ganharam novas formas de adquirir conhecimento: cursos livres, vídeos no YouTube, acesso fácil a livros de domínio público, fóruns de discussão, canais de pesquisa e muito mais.

Já os professores, conquistam novos espaços para ensinar. Muitos dão aulas no próprio lar e furaram a ‘bolha’ com apoio de soluções digitais, alcançando novos perfis de alunos cada vez mais engajados, sendo protagonistas em seus próprios cursos!

As escolas também se beneficiaram: mergulharam nessa oportunidade, desenvolvendo tecnologias personalizadas para democratizar o acesso à informação de qualidade, rompendo barreiras geográficas e sociais com soluções mais inclusivas.

Feliz dia dos professores, vizinhança!

O Dia dos Professores é mais do que uma data comemorativa: é um convite à reflexão sobre o papel essencial de quem dedica a vida a ensinar.

Celebrar esse dia é reconhecer o esforço silencioso, a paciência diária e a paixão que move educadores a transformar vidas, mesmo diante de desafios. É agradecer por cada lição que ultrapassa os livros, por cada olhar que incentiva, por cada palavra que inspira.

Onde há um bom professor, há futuro. Nossos parabéns a todos os professores espetaculares que transformaram o mundo uma lição por vez!

Referências:

  1. Mais Professores — Ministério da Educação
  2. https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-professor.htm