Outubro Rosa: saúde da mulher

Se a sua rotina parece não dar espaço para cuidar de si mesma, confira esse artigo com dicas fundamentais para a saúde da mulher.

Todos os dias, você cuida dos seus filhos, das tarefas da casa e dos compromissos no seu trabalho. Você já parou para pensar que precisa tirar um tempo para cuidar de si mesma?

A campanha do Outubro Rosa é um movimento global que começou no início dos anos 90, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil em meados dos anos 2000. Iluminando na cor rosa os prédios e monumentos históricos do país e chamando a atenção para uma mensagem muito importante: a saúde da mulher! 

O câncer de mama é a doença que mais atinge as mulheres em todo o mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele. Segundo o Relatório Anual sobre Câncer de Mama do Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram estimados 66.280 novos casos da doença no Brasil, para o ano de 2022.

A maior parte dos casos surge a partir dos 50 anos, e se descoberto precocemente, há mais chance de cura. Por isso, a prevenção e os cuidados com a saúde são tão importantes até mesmo em mulheres jovens.

O autoexame

O exame das mamas pode ser realizado por você mesma, apalpando os seios e conhecendo o seu próprio corpo. Porém, ele não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde. 

Caso perceba alguma alteração, você deve procurar o serviço de saúde mais próximo da sua casa. Do contrário, o médico deve ser consultado pelo menos uma vez ao ano! 

Principais sintomas do câncer de mama: 

  • Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; 
  • Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
  • Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Não espere pelos sintomas. Se você deseja ter uma vida mais saudável e reduzir o risco de adoecer no futuro, siga essas dicas que preparamos para você: 

Mantenha uma alimentação saudável 

Ofereça ao seu corpo os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento, fortalecendo a imunidade e dando mais energia para o dia a dia. O segredo é entender as proporções recomendadas para o seu organismo e variar os pratos, consumindo carboidratos integrais, verduras, legumes e frutas diferentes. 

Pratique atividades físicas

Uma rotina de exercícios físicos traz muitos benefícios para a saúde da mulher. Dentre eles se destacam a prevenção de doenças como hipertensão, diabete, dislipidemia, doença coronariana e osteoporose que, geralmente, acometem as mulheres após a menopausa. 

Ao fazer exercícios físicos, o seu organismo libera endorfina, conhecida como hormônio do prazer, reduzindo as cólicas e os efeitos relacionados à TPM, como mudanças de humor e dores nas mamas. Além disso, vários estudos indicam que a atividade física está relacionada à prevenção do câncer de mama. Os profissionais recomendam que, no mínimo, sejam realizados 150 minutos de atividade aeróbica por semana. 

Hidrate-se

Não adianta ter uma boa alimentação se você não se hidratar corretamente. A água transporta nutrientes, oxigênio e ajuda o seu organismo a produzir energia. Uma pessoa saudável deve consumir de 1,5 a 2 litros por dia.

Durma bem

Você já ouviu a expressão “sono de beleza”? Boas noites de sono são fundamentais para manutenção não somente da saúde, mas também da boa aparência física. 

O sono faz parte de um dos hábitos necessários para uma vida saudável. Ele regula funções cerebrais e ajuda a retardar o envelhecimento enquanto as células descansam, se renovando e organizando suas funções. 

Cuidar da saúde é uma forma de amar a si mesma. Por isso, coloque em prática as dicas que você aprendeu, e construa uma rotina mais saudável para uma vida longa e feliz!