A dinâmica demográfica, assim como a dinâmica territorial, perpassa nos últimos anos por profundas e rápidas alterações em todo o país. Tornando-se evidente o impacto em todos os aspectos fisiográficos e populacionais do Brasil.
Mesmo não sendo exclusividade do Brasil, as quedas expressivas nas taxas de fecundidade e os avanços de fronteiras econômicas registrados nas grandes regiões brasileiras, como: centro-oeste, norte e nordeste são exemplos dessa transformação.
Aliam-se também a isso, elevadas tendências de verticalização de construções residenciais e implantações de condomínios de casas em arranjos horizontais, principalmente nas maiores regiões metropolitanas do Brasil. Forma-se assim um contemporâneo, vasto e complexo contexto a ser compreendido pelos gestores e pelos cidadãos, de modo que o conhecimento dessa realidade possibilite a fundamentação e elaboração de políticas públicas ao longo do território nacional.
Os censos, sejam econômicos ou demográficos, por norma, são realizados por Instituições Oficiais de Estatística e procuram retratar seus países com tais informações descritas, necessárias ao conhecimento de seus contextos. Para efeito de maior compreensão, vale ratificar que uma operação censitária percorre, abrange e cobre todos os domicílios, ou seja, visita todos os endereços em sua totalidade.
No Brasil, considerando ser um país com mais de 8,5 milhões de km² de extensão territorial e com 5.570 municípios, essa relevante e grandiosa missão é conferida ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste ano de 2022, será realizado o maior censo da nossa história, pois teremos a expectativa de enumerar algo em torno de 215 milhões de habitantes, residentes em cerca de 72 milhões de domicílios.
Tendo em vista tais números, pode-se inferir o tamanho e escala desta operação censitária. Serão contratados mais de 200 mil colaboradores temporários, que atuarão durante três meses, percorrendo nossa integral nação, para alcançar o propósito descrito.
Para tal, uma consolidada infraestrutura de comunicação de dados, equipamentos de tecnologia de informações e sistemas, especialmente desenvolvidos, com a perícia e proficiência própria do IBGE, já estão prontas para o início da execução deste desafio de tamanha magnitude.
Em especial, ressaltamos aqui neste oportuno espaço uma mensagem voltada a toda comunidade brasileira que administra e vive em condomínios residenciais. Há que se reconhecer uma recente e crescente recusa, no que tange ao recebimento e atendimento de agentes censitários do IBGE em condomínios residenciais, particularmente naqueles mais favorecidos socioeconomicamente. Natural comportamento, se considerarmos também as elevadas taxas de violência e insegurança urbana que se abatem recentemente sobre o patrimônio e direito de propriedade das pessoas.
No entanto, as informações sobre esses moradores residindo em condomínios, são fundamentais para o dimensionamento de serviços e políticas públicas voltadas e aplicadas a essa crescente parcela da população condominial. Por exemplo, a frequência de transportes públicos, disponibilidades de vacinas, postos de saúde, creches, escolas e os demais aparatos que atendem a esses moradores nas grandes cidades brasileiras.
O IBGE, junto da BRCondos, entidade de administração condominial, com expressiva atuação nacional e intimamente comprometida com os interesses sociais, informa e esclarece que, a partir do dia 01/08/2022, todos os agentes colaboradores do IBGE estarão em campo para realizar a operação censitária de 2022.
A conscientização dos síndicos e condôminos, para garantir a efetividade da operação da coleta censitária, permitirá não só o real retrato da realidade, como também a disponibilização dos aludidos resultados estatísticos, que nesse caso serão voltados a esse importante segmento da sociedade brasileira.
Sabemos todos sobre as questões de segurança, que nos preocupam, e nesse sentido, cabe destacar que, qualquer agente que se apresente como recenseador do IBGE, pode e deve ser autenticado, seja pela consulta do “QRCode”, constante em seu crachá, ou no site do IBGE com endereço: https://respondendo.ibge.gov.br/ ou ainda pelo telefone: 0800 721 81 81.
Finalmente, ressaltamos que o IBGE, junto da BRCondos, estará integralmente à disposição para dirimir qualquer dúvida, tanto neste momento inicial, durante a coleta dos questionários, quanto no momento posterior, onde as mais atualizadas informações estatísticas poderão ser usufruídas para toda a sociedade.
Mais informações podem ser obtidas em: https://censo2022.ibge.gov.br/
David Montero Dias
Engenheiro Civil, Especialista em Análise de Sistemas, Mestre e Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Pós-Doutor em Planejamento Energético
Assessor da Coordenação Operacional dos Censos
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística