Recentemente um das ruas do bairro Paraíso em São Paulo ganhou uma minipraça. A parklet, como é chamada, é um espaço de convivência que utiliza antigas vagas de estacionamento para criar áreas públicas de lazer e convívio. O local terá bancos, mesas e guarda-sóis e espaço para estacionar bicicletas.
A ideia muito difundida nos EUA trata de um espaço temporário e pode adquirir vários formatos. No Canadá a cidade de Montreal usou contêineres de carga, veja um deles.
Saiba como montar um parklet no seu bairro
A Prefeitura de São Paulo lançou um manual gratuito para criar os espaços temporários, o Manual Operacional para Instalação de Parklets.
A criação dos espaços de lazer, arte ou esporte, podem ser iniciativa de pessoa física ou jurídica, que devem fazer solicitação via Subprefeitura competente.
Qualquer calçada em áreas comerciais e residências pode receber as minipraças, desde que respeite os termos do decreto nº 55.045, que regulamento o uso do espaço.
Os custos da instalação, manutenção e remoção do parklet são responsabilidade do criador.
O local também deve atender às regra de acessibilidade, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU).
Matéria retirada do catracalivre.com.br