A escolha das sementes é muito importante para a resistência da sua horta em casa. Para começar, é preciso saber quais plantas se saem melhor com a exposição de luz e quais são mais voltadas para a sombra. Afinal, não adianta colocar todas sob o sol e esperar o mesmo resultado, certo?
Além disso, vale ressaltar que não se deve misturar os temperos em um mesmo vaso. O ideal é que cada semente tenha o próprio espaço, já que cada uma tem suas próprias necessidades. Confira as nossas sugestões:
Manjericão
De fácil cultivo, este tempero deixa os pratos mais aromáticos e pode ser usado junto com uma variedade de ingredientes na cozinha. Você deve regá-lo diariamente e deixá-lo ao sol por quatro horas por dia, no mínimo. A colheita pode ser feita de 60 a 90 dias depois do plantio.
Hortelã
Esse toque refrescante promete equilibrar os sabores fortes de um prato. Mas atenção: como a hortelã é considerada uma espécie de “invasora”, é necessário que seja plantada em um recipiente só para ela. Além disso, este tempero deve ser plantado em um local protegido do vento e com temperatura amena. Você pode colhê-lo quando as flores começarem a nascer.
Coentro
Sendo um ingrediente que alguns amam e outros odeiam na culinária, este tempero não combina com o clima frio. Por isso, o coentro precisa de terra úmida e muito sol para se desenvolver. A colheita pode ser feita de 30 a 70 dias depois do plantio.
Cebolinha
Ideal para sopas e saladas, a cebolinha precisa de irrigação frequente e deve receber luz solar direta por algumas horas do dia. Você pode colhê-la entre 75 a 120 dias após o seu plantio, mas lembre-se: ela deve ser colhida até a base e não pela metade. Como a semente não precisa de muito espaço, ela pode dividir um recipiente com outra.
Alecrim
Este é mais um ingrediente aromático para frango, peixes e batatas. No começo do cultivo, pode irrigá-lo com frequência, mas depois a planta pode ser regada duas vezes por semana, sempre em contato direto com o sol. Você pode colher o alecrim em 90 dias após o plantio.
Orégano
Esse tempero sempre combina com uma boa pizza, não é? De fácil cultivo, o orégano deve ser cultivado em um clima ameno e com quatro horas diárias de iluminação direta. Você pode colhê-lo quando atingir 20 centímetros de altura.
Pimenta
Ingrediente indispensável para quem ama comida picante, este tempero pode ser exposto ao sol durante seis horas diárias, no mínimo, além de necessitar de água três vezes por semana. Vale ressaltar que a pimenta é uma dessas sementes que precisam de um vaso próprio, ok? Você pode colhê-la de 80 a 150 dias depois do plantio.
Tomilho
Mais um ingrediente para quem gosta de comidas picantes, o tomilho é uma erva de fácil cuidado e que não precisa de muita água. Para verificar se ela precisa ser regada, basta colocar o dedo na terra e sentir se o substrato está seco. Você pode colhê-la de 60 a 90 dias após o plantio ou quando começar a florescer.
Depois de plantar os temperos, é hora de cuidar da sua horta vertical. Como o seu espaço verde requer cuidados diários, essa pode ser uma atividade prazerosa e relaxante para exercitar a paciência e a dedicação.
Uma dica para facilitar a sua vida é colocar os vasos das sementes que mais precisam de água na parte mais baixa. Dessa forma, você pode cultivar a sua horta em casa de forma descomplicada. Agora, confira os passos para fazer a sua manutenção:
Faça a poda regularmente
Mesmo sendo uma horta de apartamento, é importante ter o cuidado de retirar as folhas secas com uma tesoura de poda para facilitar o crescimento das plantas. Além da poda, é preciso, também, retirar as ervas daninhas que forem surgindo, que podem brigar pelos mesmos nutrientes das sementes. Aproveite, também, para trocar a terra de três em três dias.
Tenha atenção com a irrigação
Coloque um palito ou o próprio dedo para observar se a terra está seca ou úmida. Isso é importante para você se certificar de que os vasos nunca fiquem encharcados, o que pode prejudicar o crescimento da sua plantação.
Uma dica para otimizar o tempo é instalar um sistema de irrigação por gravidade. Para isso, coloque uma gotejadora e conecte cada vaso para que toda a horta vertical receba a mesma quantidade de água. Além disso, é importante controlar a umidade com alguma cobertura seca, como substrato ou húmus.
Invista no substrato e na adubação
Se você usar terra convencional no seu jardim vertical, a água não consegue se infiltrar adequadamente e as raízes não crescem. Outra possível consequência é a sua decomposição mais rápida.
Por isso, uma dica é o substrato com turfa importada. Além de durar bastante, ele vem com adubação lenta, que solta pequenas quantidades de fertilizantes em contato com a água.
Faça o controle de pragas
É possível aparecer pragas e fungos mesmo em uma horta em casa. Se esse for o caso, não estrague o seu espaço verde com produtos industrializados. Uma dica é usar inseticidas naturais, como calda de arruda ou alho, pimenta e sabão.
Agora que você já sabe como fazer a manutenção da sua horta vertical, que tal se reunir com os condôminos do seu prédio para começarem uma horta comunitária? Quanto mais espaço verde, melhor!