Arranjo com plantas envolto em vidro fechado, em cima de uma prateleira de madeira que está diante de uma janela de vidro transparente. Arranjo com plantas envolto em vidro fechado, em cima de uma prateleira de madeira que está diante de uma janela de vidro transparente.

Guia completo para criar um terrário: passo a passo e dicas!

Aprenda a criar um terrário fechado e desfrute de um pequeno jardim em miniatura em sua casa ou apartamento, trazendo a natureza para perto mesmo em pequenos espaços.

Aqui na BRCondos, nós sabemos que nem sempre é possível ter um jardim em casa, principalmente se você mora em condomínio e não tem muito espaço. Foi pensando nisso que escrevemos esse artigo, onde você vai aprender tudo sobre o terrário fechado, e como criar um pequeno mundo verde para se manter em contato com a natureza, mesmo vivendo uma vida mais agitada na cidade.  

Você aprenderá: 

  1. O que é um terrário fechado? 
  2. Como fazer? 
  3. Quais são as melhores plantas? 
  4. Como cuidar do terrário? 
  5. Quais são os benefícios? 

O que é um terrário fechado? 

O terrário fechado é um mini ecossistema vivo, onde são reproduzidas as condições de umidade e temperatura de um ambiente tropical. A luz solar é a força que movimenta toda a vida na terra, e no terrário não é diferente, dentro dele as plantas fazem a fotossíntese, se nutrem e crescem.

Quando a temperatura sobe dentro de um terrário fechado, algo interessante acontece: a água que foi adicionada ao solo começa a evaporar. Esse vapor d’água se junta à transpiração e à fotossíntese das plantas, em um processo chamado evapotranspiração. Adivinha o que acontece em seguida? A água acumula-se no vidro e na tampa do terrário, escorrendo de volta para a terra, pronta para ser absorvida pelas raízes das plantas novamente. É como um ciclo contínuo de hidratação para as plantinhas!

Como fazer? 

Para fazer o terrário fechado você vai precisar de alguns materiais bem simples, que são encontrados em casas de jardinagem. Confira:

  • Pote de vidro com tampa;
  • Substrato rico em matéria orgânica;
  • Pedriscos (cascalhos, seixo ou argila);
  • Manta de drenagem;  
  • Plantas;
  • Musgos;
  • Miniaturas (bonecos, animais, cogumelos e outros);
  • Tesoura;
  • Colher;
  • Palito de churrasco.

Mãos humanas segurando pedrinhas para a construção de um terrário.

Passo a passo: 

  1. Limpe bem o pote de vidro com um pano e álcool para eliminar qualquer impureza do recipiente e para prevenir o surgimento e proliferação de fungos e bactérias;
  2. Faça uma camada de 1 a 2 centímetros (no mínimo) com pedriscos. Você pode usar cascalho, seixo ou argila expandida para formar uma camada de drenagem; 
  3. Corte um pedaço da manta de drenagem e posicione sobre os pedriscos, cobrindo-os; 
  4. Com a ajuda da colher, coloque um pouco de substrato rico em matéria orgânica por cima da manta de drenagem;
  5. Use o palito de churrasco para fazer pequenas covas e coloque os musgos e plantas no substrato; Pressione os musgos bem de leve para que se mantenham em contato com a terra;
  6. Use a criatividade e enfeite o seu terrário com miniaturas. Você pode criar um pequeno ambiente com casinhas, miniaturas dos seus personagens preferidos, cogumelos e bichinhos como joaninhas, vaquinhas e tudo o que a sua imaginação permitir; 
  7. Regue o terrário fechado até que escorra um pouco de água sobre os pedriscos de drenagem;
  8. Limpe as bordas do recipiente e por fim feche o terrário com a tampa do pote de vidro. 

Quais as melhores plantas?

As melhores plantas para o terrário fechado são aquelas que gostam de um clima mais quente e úmido. Para não errar, leve em conta o tamanho do recipiente de vidro que será usado e escolha uma planta de meia sombra e alta umidade. 

Para te auxiliar nessa etapa de escolha, separamos abaixo uma lista com 10 espécies de plantas para terrário fechado. Confira: 

  • Musgos;
  • Planta-aranha;
  • Hera roxa;
  • Bromélia criptantus;
  • Fitônia;
  • Planta confete;
  • Mini orquídea phalaenopsis;
  • Cróton;
  • Selaginella;
  • Barba de Moisés (Soleirolia soleirolii).

Como cuidar do terrário

Cuidar de um terrário fechado é bastante simples. Especialistas em terrários fechados afirmam que quando bem cuidados, eles podem resistir por até 40 anos. Para que o seu terrário fechado se mantenha vivo por muito tempo, você precisará se atentar a alguns detalhes. Veja: 

Fungos no terrário 

Abra o terrário de vez em quando para limpar a tampa e observe se há fungos ou plantas marrons, remova-os para evitar que se espalhem. Remova também as folhas que estiverem marrons para evitar que a sua decomposição favoreça o crescimento de fungos, pois a presença de fungos desequilibra todo o sistema do seu terrário. Se for necessário substitua as plantas infectadas por novas. 

Excesso de água 

O excesso de água no terrário pode deixar os musgos marrons e as plantas com aspecto gelatinoso, causando mau cheiro. Ao perceber que o vidro fica o tempo todo embaçado e com muitas gotas de água, abra a tampa e deixe algumas horas aberto para que o excesso de água evapore.

Regando o terrário

A rega deve ser feita a cada 2 ou 3 meses (ou quando notar que os musgos estão ressecando), sempre com a bisnaga ou borrifador na posição de “jato” – nunca sobre as folhas! Observe o solo: quanto mais escuro, mais úmido e sem necessidade de rega. Mas se a terra estiver com a cor clara, faça a rega.

Poda 

Quando as plantas estiverem crescendo muito dentro do terrário, você pode fazer uma poda para controlar o tamanho delas. Não se preocupe, é bem simples! Tudo o que você vai precisar é de uma tesoura limpa. Assim, você ajuda a manter a planta bonita e saudável, sem deixar que ela fique muito grande.

mãos humanas decorando um terrário de vidro com pequenas plantas.

Quais são os benefícios? 

Manter um terrário fechado oferece benefícios incríveis. Além de nos mantermos próximos da natureza, ele requer baixa manutenção e se torna uma linda decoração para qualquer ambiente. Uma grande vantagem é que manter essas plantas no apartamento não faz sujeira, sendo perfeito para pessoas que buscam praticidade. E a melhor parte é que um terrário pode ser transportado para qualquer lugar, desde que sejam tomados os devidos cuidados, inclusive em caso de mudança. Então, agora que você já sabe de todas essas dicas, aproveite todos esses benefícios e desfrute de um pequeno jardim em miniatura onde quer que você esteja.