O mundo muda constantemente e todos os dias estamos em busca de novas maneiras de facilitar nosso dia a dia. No ambiente de trabalho isso também acontece e já faz algum tempo que os espaços corporativos estão mudando o visual.
Uma pesquisa encomendada pela Steelcase – empresa fabricante de móveis inteligentes para escritórios – comprovou que a falta de privacidade pode ser prejudicial a produtividade. Para o estudo, foram ouvidas 10.000 pessoas de 14 países e 95% considerou que trabalhar em um ambiente privado é importante. Mas, só 41% deles têm essa oportunidade e apenas 31% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o ambiente onde atuam. Somente 17% alegaram conseguir se concentrar dentro de ambientes ruidosos e 98% dos entrevistados disseram que a facilidade de concentração é a chave para o alto nível de satisfação e de rendimento.
Salas privativas e personalizadas podem ajudar
Isso não quer dizer que devemos trabalhar em salas fechadas e não falar com ninguém, porém ter privacidade quando necessário. A Steelcase traz como solução o conceito de “quiet spaces” . Eles conseguem ser ao mesmo tempo integrados, flexíveis e privados. O funcionário pode determinar qual nível de privacidade deseja ter, pois os modelos são totalmente controláveis e o cliente é quem escolhe o melhor layout. Veja os exemplos abaixo.
Porém se no momento a mudança não é viável, outra maneira de criar esta atmosfera mais tranquila é dispondo de salas ou espaços reservados para momentos de descanso, distração ou criatividade. Salas de jogos, ambientes “Zen” ou ambientes ao ar livre são excelentes para isso.
Ambientes temáticos também são bem-vindos e muitas empresas têm apostado nisso. Dependendo do segmento, decidem trabalhar imersos em ambientes relacionados ao ramo de atividade.