Dicas para controle e uso de produtos de limpeza em condomínios

Os produtos de limpeza são itens essenciais na cesta de compras dos brasileiros. Na compra mensal de um condomínio eles também são importantes, chegando a custar de 5 a 10% do orçamento.

Além do gasto que é alto, um dos principais problemas detectados pelos síndicos está no desperdício e uso errado dos produtos. Muitas vezes os responsáveis pela limpeza não estão orientados adequadamente e outras vezes usam do conhecimento comum para a utilização. Além de quantidades inadequadas, o mau uso dos produtos de limpeza pode danificar a própria estrutura do prédio e prejudicar a saúde dos funcionários.

A melhor forma de saber como estão sendo utilizados os produtos é elaborando um controle das compras e acompanhando os funcionários, até porque isso reflete na boa conduta interna e no valor do condomínio no fim do mês.

Veja algumas dicas que podem ajudar 

  • Oriente os funcionários para a utilização adequada de produtos específicos, principalmente os mais caros
  • Procure comprar modelos de rodos e vassouras de tamanho ideal, que não force a postura do funcionário, isso melhora inclusive o rendimento no trabalho.
  • Luvas e botas são equipamentos de proteção essenciais para quem lida com produtos de limpeza e manuseio de lixo. A falta destes EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) pode acarretar processo trabalhista contra o condomínio, para o pagamento de adicional de insalubridade.
  • Mantenha um trabalho constante de conscientização, com medidas de economia, dicas e instruções de manuseio.
  • Controle o uso dos materiais mantendo um estoque mínimo e acompanhando os gastos.
  • Pesquise novas marcas e fornecedores pensando sempre no custoxbenefício e procure testar outros produtos.
  • Evite comprar materiais clandestinos sem rótulo, instruções de uso ou dados sobre a composição.