Como ter uma boa convivência com os vizinhos

Desenvolver uma boa convivência com os seus vizinhos de condomínio é fundamental para uma boa qualidade de vida. Leia as nossas dicas!

Morar em condomínio traz muitos benefícios, mas também muitos desafios de convivência, principalmente a convivência com os vizinhos. Os desentendimentos entre vizinhos em condomínios acontecem desde que o mundo é mundo, pois sabemos o quão difícil é viver em sociedade, principalmente devido às divergências de opiniões.

Por isso, escrevemos esse artigo com algumas dicas que podem facilitar a convivência e trazer mais harmonia para o dia a dia com os vizinhos.

Aprender a lidar com os conflitos que envolvem hábitos, espaços comuns, limpeza, festas, barulho, animais de estimação, entre outros fatores, é o primeiro passo para uma vida melhor.

Converse sempre

A melhor coisa antes de tomar qualquer atitude, é buscar o diálogo, evitando que a situação acabe virando um embate, pior do que realmente é!

Não tente resolver nenhuma situação de cabeça quente. Espere a situação passar, se acalme, pense no que vai ser dito e, só então, diga.

Envolva o síndico do condomínio na conversa, assim você pode sair da conversa com uma garantia de que o que te incomodava não incomodará mais e, caso seja reincidente, saberá a providência que será tomada!

Deste modo todos saem ganhando e os conflitos são resolvidos de maneira civilizada.

Tenha Empatia

Colocar-se no lugar do outro é um ponto muito importante para que os embates sejam resolvidos. Portanto, procure sempre compreender o que leva o seu vizinho a tomar certas atitudes.

Participe das assembleias

Participe das reuniões que acontecem no seu condomínio, elas ajudam a amenizar problemas, pois as decisões envolvem a todos.

Aproveite-as para sugerir mudanças, melhorias e conhecer os demais moradores.

Se você for o síndico do prédio, uma ideia bacana é fazer ações que melhorem o clima de convivência entre os vizinhos, como um coffee break, por exemplo, assim os vizinhos se aproximam ao término da reunião, e se conhecem melhor.

Aprenda a lidar com as crianças

Um dos principais motivos para brigas entre vizinhos em condomínio é referente às crianças, por isso, ensine para elas as regras do condomínio, pois é importante que aprendam a viver em sociedade desde pequenas.

Uma boa dica é limitar o horário de brincadeiras dentro do seu apartamento, o ideal é que as crianças possam brincar, no máximo, até 22h, para evitar conflitos por conta do barulho. 

Você também pode aderir a carpetes e tapetes emborrachados nos locais onde elas mais brincam, geralmente no quarto, para controlar os ruídos. Incentive-as a fazer amizade e aproveitarem a segurança de um condomínio para brincarem nos espaços comuns durante o dia.

Seja o exemplo

Este é outro ponto fundamental para se ter uma convivência tranquila entre vizinhos. Siga os passos abaixo:

  • Procure manter o silêncio;
  • Respeite a limpeza e as áreas comuns;
  • Descarte o seu lixo e resíduos da maneira mais adequada;
  • Seja educado e ofereça ajuda sempre que alguém precisar;
  • Respeite os limites das faixas ao estacionar o seu carro, assim como a velocidade de 10 km/h na garagem;
  • Seja cordial nos elevadores;
  • Nunca se esqueça que as regras do condomínio devem ser seguidas por todos.

Viver em sociedade nunca foi fácil, mas com essas regras a convivência entre você e seus vizinhos será muito mais tranquila e amigável.