Com a chegada das chuvas de verão, muitos condomínios enfrentam prejuízos por falta de manutenção e preparo para reduzir danos causados por alagamentos, enchentes, granizos, raios e até a queda de árvores.
Garantir a segurança e o bem-estar dos moradores pode ser muito simples se você souber o que deve ser feito. Neste artigo você aprenderá diversas estratégias para síndicos e moradores enfrentarem as chuvas de verão no condomínio:
- Prevenção de alagamentos em áreas comuns de condomínios;
- Como prevenir infiltrações em condomínios durante o verão;
- Melhores práticas para drenagem de água da chuva em condomínios;
- Soluções para problemas elétricos em condomínios durante chuvas fortes;
- Gerenciamento de Poda das de Árvores e Vegetação;
- Como definir um Plano de Emergência;
- Qual é a responsabilidade do síndico.
Dicas de manutenção de condomínios para chuvas de verão
Prevenção de alagamentos em áreas comuns durante as chuvas de verão nos condomínios
O primeiro passo para prevenir alagamentos nas áreas comuns do condomínio é acompanhar o estado dos ralos, canaletas e calhas e garantir que estejam sempre limpos e desobstruídos.
Folhas, poeira, pequenos galhos, areia, sacolas plásticas e outros detritos podem cair sobre as calhas e canaletas do edifício, principalmente devido à ação do vento. Com o tempo e o acúmulo excessivo desses materiais, pode ocorrer obstrução das canaletas e calhas, resultando em alagamentos nas áreas comuns e até mesmo dentro dos apartamentos, em andares inferiores.
O problema é que diversas canaletas e calhas ficam em local de difícil acesso, como em muros altos e em cima de telhados. Para evitar acidentes, é indicado que o síndico contrate empresas especializadas para manutenção periódica dessas áreas.
Como prevenir infiltrações em condomínios durante as chuvas de verão
Para prevenir infiltrações em condomínios durante o verão, além de fazer a manutenção periódica das calhas e canaletas, verifique também a impermeabilização de lajes e paredes externas.
Se identificar qualquer sinal de infiltração, faça o reparo o mais rápido possível. Pois, a água acumulada pode começar a infiltrar-se nas paredes e lajes do edifício, causando o enfraquecimento de estruturas, descascamento da pintura, e danos a acabamentos internos e externos.
A umidade excessiva também pode facilitar o crescimento de mofo e fungos, afetando a qualidade do ar e podendo causar problemas de saúde aos moradores, especialmente àqueles com alergias ou problemas respiratórios.
Melhores práticas para drenagem de água da chuva em condomínios
Uma prática excelente para a drenagem de água da chuva nos condomínios é a instalação de ralos extras em áreas com alto risco de inundação. Pode ser útil também instalar reservatórios de retenção ou detenção para gerenciar o excesso de água durante tempestades fortes.
O alagamento do subsolo e das garagens podem causar a perda de veículos, dentre outros estragos. Para evitar que isso aconteça, as bombas de drenagem precisam funcionar corretamente, direcionando a água para longe dessas áreas.
Áreas verdes como jardins e canteiros também são excelentes em drenagem de água da chuva, bem como pavimentos permeáveis em áreas de estacionamentos e calçadas, pois permitem a infiltração de água no solo.
Soluções para problemas elétricos em condomínios durante chuvas fortes
Uma das melhores soluções para problemas elétricos em condomínios durante chuvas fortes é por meio de dispositivos de proteção contra surtos elétricos, os chamados DPS.
Quadros de energia, fiações e dispositivos de proteção como disjuntores e fusíveis precisam passar por manutenções periódicas e inspeções regulares.
Os sistemas de geradores de emergência são indispensáveis em casos de queda de energia. Através do gerador é possível manter as bombas de água funcionando, bem como a iluminação de emergência do condomínio, item obrigatório regido pela NBR 10898, necessário principalmente em áreas comuns e rotas de fuga.
Fortes chuvas e tempestades sempre vem acompanhadas da incidência de raios. Essa preocupação não é à toa, pois o Brasil é o país que mais recebe raios no mundo! Por isso o condomínio precisa ter um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), em conformidade com as normas vigentes. Isso inclui para-raios e aterramento adequado.
Gerenciamento de Poda das de Árvores e Vegetação
Durante tempestades, árvores e galhos pesados podem acabar caindo e gerar sérios danos ao condomínio e seus moradores, principalmente se estiverem próximos a edifícios e áreas de circulação.
Avalie a saúde das árvores maiores e mais antigas do condomínio e solicite junto a prefeitura da sua cidade o serviço de poda das árvores, principalmente daquelas que estão próximas à fiação elétrica, estacionamentos e áreas de circulação.
Por ser uma tarefa recorrente, insira essa atividade dentro do seu cronograma de manutenções periódicas.
Plano de Emergência em caso de alagamentos durante chuvas de verão no condomínio
Para elaborar um plano de emergência em caso de alagamentos no condomínio, o primeiro passo é identificar quais são as áreas onde podem começar as inundações.
Depois você deve definir rotas de evacuação. O caminho escolhido para a saída segura dos moradores deve estar sinalizado, sempre livre de obstáculos e ser rapidamente acessível para todos. Além disso, as instruções de emergência precisam estar expostas em áreas visíveis.
Forme uma equipe de moradores preparados para casos de emergência. Eles podem ajudar na comunicação e no apoio aos demais moradores, principalmente os idosos e crianças, que precisam de mais atenção caso seja necessário evacuar o condomínio.
Um condomínio prevenido vale por dois, não custa caro e pode fazer a diferença. Por isso, providencie um kit de emergência com itens básicos, incluindo lanternas, pilhas, primeiros socorros e outros itens essenciais.
Como saber se é hora de ativar o plano de emergência? Considere a instalação de um Sensor de inundação, ele avisa quando o volume de água ultrapassa os níveis normais, facilitando o monitoramento e o acionamento do plano de emergência quando as condições exigirem.
A responsabilidade do síndico
Como você viu, é possível prever os danos causados pelas chuvas e tempestades, reduzindo prejuízos por meio de ações preventivas. A responsabilidade do síndico inclui garantir também que o seguro condominial obrigatório esteja em dia, e seja adequado para as necessidades do condomínio, incluindo danos causados por fenômenos naturais.
Se ficar comprovado perda material em resultado de negligência, omissão ou má gestão, o síndico poderá ser responsabilizado civilmente. Isso inclui não realizar manutenções preventivas ou não seguir recomendações técnicas para a prevenção de danos.
A BRCondos está aqui para ajudar o seu condomínio a se preparar para enfrentar as chuvas de verão com segurança. Nossos serviços de administração incluem uma corretora de seguros completa, garantindo que o seu condomínio tenha a cobertura adequada para lidar com qualquer eventualidade.
Conte conosco para manter seu condomínio protegido e seus moradores tranquilos durante a temporada de chuvas. Converse com os nossos corretores pelo WhatsApp: (47) 99691-0114 ou envie um e-mail para seguros@brcondos.com.br