O seu condomínio age de maneira sustentável? A preocupação com a sustentabilidade do planeta ganha cada vez mais espaço à medida que as pessoas se tornam conscientes que pequenas ações do dia a dia geram um enorme impacto ambiental.
O lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente. Muitos materiais são descartados de forma incorreta prejudicando o solo. Quando um morador despeja o óleo de cozinha na pia, esse resíduo vai parar nos rios, onde é capaz de contaminar cerca de 1 milhão de litros de água.
A sustentabilidade evita o desperdício de recursos naturais e materiais, e economiza a energia que seria utilizada durante a fabricação de novos produtos.
Antes de descartar, pense em reduzir seus resíduos e reutilizar itens de uma nova maneira.
Quando você escolhe reutilizar uma embalagem ou consegue dar uma nova finalidade para algo usado, isso beneficia o meio ambiente de várias maneiras. O problema é que muitas pessoas não compreendem o processo de reciclagem, onde e como fazer o descarte do material reciclável e seus benefícios.
Por ser um local de convivência de grande quantidade de pessoas, os condomínios devem se preocupar com o descarte correto do lixo. Alguns prédios residenciais já tornaram a coleta seletiva um padrão, mas muitos condomínios ainda buscam colocar em prática esse sistema e encontram dificuldades para saber como e onde começar. O primeiro passo para a mudança é a conscientização dos funcionários e moradores do condomínio.
Local específico para coleta de lixo
O condomínio precisa de um local específico para armazenar o material reciclável. É indicado que sejam utilizados coletores separados para cada tipo de material e sinalizados por cores diferentes para que as empresas especializadas em reciclagem façam o recolhimento e tratamento do lixo.
O papel dos moradores
O papel dos moradores é bem simples, basta selecionar os materiais recicláveis preparando-os para a coleta seletiva.
Existem diversos tipos de materiais que podem ser reciclados. Dentre eles estão o papel, plástico, vidro, metal, papelão, caixa de leite, baterias, eletrônicos e óleo de cozinha.
A forma correta para descartar o óleo de cozinha é colocando em recipientes de plástico, como garrafas pet. Dessa forma, ele pode ser entregue a entidades que reaproveitam o líquido para produção de sabão, por exemplo, ou descartado nas lixeiras indicadas para recolhimento.
Dicas para facilitar a reciclagem
- Sempre que possível limpe as embalagens descartáveis antes de separá-las;
- Achate o papelão e as latinhas de alumínio para economizar espaço na lixeira;
- Ao fazer as compras dê preferência a produtos feitos de materiais reciclados;
- Procure artesãos e escolas do seu bairro que podem usar seus materiais recicláveis para trabalhos e aulas;
Agora que você já sabe dessas dicas, converse com todos do seu condomínio e incentive outras pessoas a reciclar com você.