Apesar de seguir a mesma legislação de um condomínio residencial, os condomínios e complexos comerciais exigem maior cuidado quanto a segurança. A quantidade de pessoas que circula é intensa e coloca a portaria como principal responsável pelo monitoramento, recepção e cadastramento dos indivíduos que entram e saem do prédio.
Documentos, fotos, cartões magnéticos e comunicações diretas são exigidas para que se preserve a segurança das empresas, clínicas, escritórios e salas comerciais que ocupam o condomínio. Estes procedimentos se estendem aos proprietários das salas, funcionários e principalmente visitantes.
O síndico é o principal responsável por estabelecer regras claras que podem ser enfatizadas e lembradas nas reuniões, comunicados e assembleias. Também precisa dar atenção a alguns procedimentos (abaixo), porém isso não isenta os próprios funcionários do prédio de contribuirem para a segurança do todo.
Entre os cuidados estão:
- Implantar um sistema de segurança eficiente e conferir diariamente, fazendo as devidas reposições.
- Registrar todos os fatos que envolvam problemas de segurança no condomínio, em livro próprio ou na delegacia da Polícia Civil.
- Fazer vistorias regulares em todos os locais de interesse para a segurança, a fim de detectar comportamentos inadequados.
- Em caso de situações de emergência em frente ao condomínio, orientar para que se faça o que estiver ao alcance como: acionar a polícia ou os bombeiros, sem expor o condomínio, pelo risco de ser uma simulação. Em hipótese alguma abrir as portas do condomínio.
- As regras para funcionários, principalmente da portaria, devem ser reiteradamente explicadas e verificado o seu entendimento por quem for executá-las.
- A falta de colaboração de visitantes, sua relutância em cumprir normas e obrigações, nunca deve ser motivo para o não cumprimento das normas.
- É necessário instalar um sistema de monitoramento informatizado para controle dos acessos e movimentação de pessoas.
- Deve-se manter as dependências do condomínio sempre bem iluminadas.
- Implantar barreiras físicas naturais ou artificiais para proteger o acesso podem inibir pessoas mal-intencionadas.
- Orientar o visitante com clareza sobre o local que irá visitar. Observar e comunicar a segurança caso note algo de errado.
Estas são algumas medidas importantes que devem ser seguidas para a segurança patrimonial do condomínio, porém os condomínios comerciais exigem projetos de segurança diferenciados, prevenção, treinamentos e segurança eletrônica monitorada para manter o prédio preservado.