No fundo, todos nós queremos ser muito bons em algo. Como também sabemos que o autoaperfeiçoamento é necessário para progredir no nosso trabalho.
Uma vez que você já sabe o que gostaria de dominar, por onde começar? Técnicas de aprendizado variam de acordo com a habilidade em questão e a própria pessoa, mas há algumas regras gerais que podem ser seguidas.
“Dominar novas habilidades é quase obrigatório no ambiente atual de negócios. Em um mundo competitivo e acelerado, é uma das chaves para o sucesso. Não basta ser bom – é preciso estar sempre melhorando”, afirma Heidi Grant Halvorson, psicóloga motivacional e autora de Nine Things Successful People Do Differently.
Joseph Weintraub, professor de gestão e comportamento organizacional no Babson College e co-autor do livro, The Coaching Manager: Developing Top Talent in Business, concorda: “Precisamos buscar constantemente oportunidades de nos expandir de maneiras que nem sempre nos parecem confortáveis a princípio. A melhoria contínua é necessária para avançar.”
Estes são alguns princípios a serem seguidos em sua busca do autoaperfeiçoamento:
É atingível? Você se compromete?
Ao desenvolver ou aperfeiçoar uma habilidade ou competência, é preciso questionar duas coisas. Em primeiro lugar, seu objetivo é atingível? “Existem certos limites para o que você pode aprender”, explica Weintraub. “Por exemplo, você pode querer ser um neurocirurgião, mas não tem a coordenação olho-mão necessária.” Em segundo lugar, quanto tempo e energia você pode dedicar a essa empreitada. O autoaperfeiçoamento é um trabalho árduo”, complementa. Halvorson concorda: “Muitas pessoas acreditam implicitamente que, se você tem que sofrer e trabalhar duro para desenvolver algo, significa que você não tem capacidade. Não é bem assim. É preciso compreender que aprender uma nova habilidade exige um altíssimo comprometimento.”
Será que é necessário?
Weintraub sugere que você entenda se essa nova habilidade é realmente relevante ou não para sua carreira, sua empresa ou para ambas. Não adianta a empolgação para aprender uma nova habilidade se sua empresa não perceber valor nisso. A menos que você precise completamente dessa habilidade para o exercício do seu trabalho ou para alcançar novas conquistas futuras, é improvável que a empresa invista em algum tipo de aprendizado ou lhe dê apoio. Adquirir uma nova habilidade é um investimento e é preciso saber antecipadamente qual será o retorno.
Como você aprende melhor?
Alguns aprendem melhor olhando para gráficos ou lendo. Outros preferem assistir demonstrações ou ouvir as coisas sendo explicadas. Outros ainda precisam de uma experiência prática. Halvorson diz que caso você não saiba qual é o seu estilo de aprendizagem ideal, pode descobrir. “Reflita sobre algumas de suas experiências de aprendizado anteriores e liste as boas e as ruins”, orienta. “O que as experiências boas têm em comum? E quanto às ruins? Identificar pontos em comum pode ajudar a definir o ambiente de aprendizagem que funciona melhor para você.”
Quem seriam as pessoas para lhe ajudar?
Ter o apoio de outras pessoas pode melhorar muito o aprendizado. Quem você confia que domina a habilidade que você está tentando desenvolver? Weintraub sugere que você se pergunte: “Quem em minha empresa, além de meu chefe, notaria minhas mudanças e me daria um feedback honesto?” Em seguida, aproxime-se dessa pessoa e diga algo como: “Você tem tanta habilidade nisso… não sou tão bom mas estou realmente tentando trabalhar nisso e gostaria muito de passar algum tempo com você, aprender com você e receber seus feedbacks.” Se você não conseguir encontrar um bom mentor ou boa mentora dentro de sua empresa, procure pessoas no seu setor ou em sua rede.
Comece pequeno
O autoaperfeiçoamento pode parecer extenuante. Portanto, Weintraub sugere escolher uma ou duas habilidades para focar de cada vez e dividir essa habilidade em metas gerenciáveis. Por exemplo, se você está buscando ser mais assertivo, pode tentar falar com mais frequência nas reuniões, forçando-se a falar nos primeiros cinco minutos.
Reflita durante a jornada
Para evoluir da experimentação ao domínio, é preciso refletir sobre o que se está aprendendo. Caso contrário, a nova habilidade não perdura. Halvorson e Weintraub sugerem conversar com outras pessoas. “Sempre compartilhe seus objetivos com aqueles que podem dar algum apoio informacional ou emocional ao longo do caminho”, orienta Halvorson. “Mesmo que essa pessoa não lhe dê todas as respostas, ela pode sinalizar honestamente o quanto você está evoluindo”, complementa Weintraub. Esses feedbacks sinceros e valiosos ajudam no seu comprometimento e fortalece a evolução.
Desafie-se a ensinar outras pessoas
Uma das maneiras mais rápidas de aprender algo novo é ensinar aos outros como fazer. Então, compartilhe o que você aprendeu com sua equipe, seu gerente ou seus colegas. Você pode se forçar a fazer isso definindo uma data para “ensinar” ou conduzir um evento formal de treinamento alguns meses depois. Com o calendário comprometido, seu aprendizado será muito mais focado e prático.
Seja paciente
“Muitas vezes, decidimos desenvolver uma nova habilidade com a atitude de que devemos acertá-la logo de cara”, constata Halvorson. A realidade é que se leva muito mais tempo. “Geralmente, leva seis meses ou mais para desenvolver uma nova habilidade. E pode levar mais tempo para que outras pessoas vejam e apreciem isso. “Pessoas ao seu redor notarão apenas 10% de cada 100% de mudança que você fizer”, explica.
Aprenda por tentativa e erro
No processo de aprendizagem voce irá cometer erros como também poderá perceber erros ou imperfeições no material que está estudando. Isso representa uma ótima oportunidade para buscar corrigir e refinar seu aprendizado. Para algumas pessoas, a abordagem de tentativa e erro facilita o desenvolvimento da habilidade.
Princípios a serem lembrados
Sim:
1- Escolha uma habilidade que seja valorizada por sua empresa/gerente ou para seu mercado de atuação/clientes.
2- Divida a habilidade em pequenas etapas, em atividades que você possa gerenciar.
3- Reflita sobre o que aprendeu e o que ainda deseja realizar
Não:
1- Tente aprender no vácuo – peça orientação e feedback de outras pessoas
2- Conte unicamente com orientações e conselhos de seu chefe – você pode envolver alguém que não seja responsável por avaliar seu trabalho.
3- Suponha que será rápido – geralmente leva pelo menos seis meses para desenvolver uma nova habilidade.
Fonte: Harvard Business Review