Decorar a sua casa ou apartamento pode ser mais fácil do que você imagina. Os papéis de parede, além de práticos, são também a maior tendência do design de interiores do ano de 2022. É possível adicionar cor, textura e personalidade ao seu ambiente, tornando-o único e muito mais aconchegante!
Antes de colocar papel de parede nos cômodos da sua casa, há algumas coisas a considerar:
- Verifique se as paredes estão em boas condições e se qualquer papel de parede existente foi removido. Também é importante examinar as paredes recém-rebocadas para ver se elas estão totalmente seladas antes de adicionar o papel de parede.
- Meça o papel de parede nos comprimentos corretos e comece a aplicar o adesivo na parede. Pendure os comprimentos para criar um acabamento reto e suave nas paredes e nos cantos. Por fim, pendure o papel de parede na parede selecionada.
Você mesmo pode realizar a aplicação, mas nesses casos é sempre bom contar com a ajuda de um amigo ou contratar um profissional.
Como escolher o papel de parede ideal
É verdade que muitas vezes nos sentimos atraídos pelas tendências que acompanhamos nas redes sociais e programas de tv. A principal tendência do ano de 2022 para este produto são as paredes adornadas com folhas tropicais, árvores, animais e pássaros. O tom de verde acinzentado também está em alta! Mas na hora de escolher o seu papel de parede, lembre-se que todos os itens precisam conversar para nada destoar e sair da ideia visual de composição.
Para te ajudar nessa escolha, falaremos sobre os principais tipos de papel de parede:
Celulose
Este modelo de papel de parede possui o menor custo do mercado, ele é conhecido como papel de parede tradicional e possui a textura de uma folha de papel comum, cuja durabilidade é de até 3 anos. A aplicação é efetuada com cola e podem surgir bolhas. A ajuda de um profissional é indispensável nesses casos que exigem maior cuidado no manuseio e corte do papel, bem como na junção das padronagens, além de otimizar as perdas na instalação.
Vinílico
Recomendado para áreas que recebem mais umidade, como banheiro e cozinha. O papel de parede vinílico pode ser lavado com esponja macia e sabão neutro, devido a uma camada de vinil em sua superfície que o torna mais resistente, podendo também ser aplicado em áreas com pequenas imperfeições e, se bem cuidado, pode durar em média 12 anos.
Alto Relevo
Ao contrário do papel de parede vinílico, o Alto Relevo é recomendado para áreas com baixa umidade, e sua limpeza deve ser feita com aspirador de pó e pano seco. Esse papel de parede possui desenhos com pequenos enxertos almofadados que conferem um toque agradável e macio ao material.
TNT
Feito com uma mistura de fibras naturais e sintéticas, o TNT (tecido não tecido) tem uma boa resistência à luz e umidade. Pode ser instalado em áreas internas ou externas através de uma cola própria que deve ser aplicada diretamente na parede para aderir o material até mesmo em superfícies com imperfeições.
Veludo
Extremamente sensível, este papel de parede é muito utilizado em quartos com estilo clássico. Seu aspecto luxuoso confere muita elegância e requinte ao ambiente. A recomendação dos especialistas é de que não seja exposto ao sol e sua limpeza seja feita com aspirador de pó.
Escolha a opção que lhe agrada e aproveite as inspirações e dicas desse artigo para deixar o seu ambiente muito mais aconchegante!