Ceia de Natal: Confira nossa sugestão completa para reunir a família

Para ajudar quem já está se planejando para a ceia, reunimos abaixo algumas dicas de pratos que não podem faltar na sua mesa no Natal.

Poucas vezes um final de ano foi tão aguardado quanto em 2020. Em um ano marcado pelo isolamento imposto pela pandemia da covid-19, a ceia de Natal e a festa de Ano Novo surgem como um alívio em meio à distância de amigos e familiares, mesmo que adaptadas ao “novo normal”. 

Para ajudar quem já está se planejando para a ceia, reunimos abaixo algumas dicas de pratos que não podem faltar na sua mesa no Natal. 

Entradas para a sua ceia de Natal

Se a sua família costuma cear apenas depois da meia-noite, você pode caprichar nos aperitivos de entrada. Esse é um momento para descontrair, de colocar o papo em dia e contar as novidades. Por isso, as opções precisam ser leves e em pequenas porções. 

Uma maneira de não errar na escolha é optar por pratos típicos do Natal. Por isso escolhemos essas opções. Elas são fáceis, tradicionais e super contextualizadas com essa noite tão especial. 

Frutas secas e oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs etc.)

A tradição de consumir oleaginosas e frutas secas nesta época do ano remonta aos costumes da Roma Antiga, em que eram oferecidas como forma de presentear pessoas queridas. Posteriormente, o costume foi trazido para o Brasil por meio de imigrantes europeus, e até hoje é comum encontrar nozes, castanhas, amêndoas, avelãs e frutas secas nas mesas de Natal. 

Além de servirem para embelezar a ceia, esses alimentos são muito nutritivos, ricos em gorduras benéficas ao nosso organismo e ótimas opções de entrada.

Para não correr o risco de errar, que tal algumas saladas?

Que tal apostar em algumas saladas bem leves para equilibrar? De quebra, elas são extremamente práticas e rápidas de preparar, além de serem muito bonitas, perfeitas para compor a mesa da ceia.

Existem inúmeras opções de saladas mais sofisticadas para o Natal, com ingredientes como palmito, tomate, queijo branco e até mesmo frutas. Aqui, sua criatividade é quem manda!

Pratos principais para a ceia de Natal

Uma mesa de Natal completa, para quem se reúne com muitas pessoas, costuma ter bastante opções. Por isso, daremos dicas de diversos pratos principais. Você e sua família podem juntar várias dessas sugestões, mas também podem optar por uma ou duas que já estarão muito bem servidos!

Comece com o que não pode faltar, o peru de Natal

Um verdadeiro clássico das festas de fim de ano, o peru é um daqueles pratos que leva tempo para ficar pronto, mas o resultado final compensa todo o esforço. 

A melhor maneira de iniciar o preparo da ave é deixá-la descongelando por até 24 horas, dentro da geladeira — soluções como deixá-lo de molho ou exposto ao sol são anti-higiênicas e ainda podem comprometer o sabor final. 

Além disso, regá-lo com vinho branco ou espumante antes de assar ajuda a amaciar a carne, dando um toque especial à receita. 

Chester: um prato especialmente natalino

Muitas pessoas até hoje se perguntam que tipo de ave é o Chester, outra iguaria típica das ceias natalinas. Trata-se de um tipo especial de frango, com menos gordura e maior quantidade de carne nas coxas e peitos (que podem corresponder a até 70% do corpo da ave, contra 45% de um frango comum). 

O modo de preparo guarda algumas semelhanças com o peru: também é recomendado que a ave seja descongelada de véspera na geladeira, e ambos podem ser regados ou marinados com temperos e vinho ou suco de limão.

Além das aves, um pernil também é ótima sugestão

Saindo um pouco das aves e entrando no mundo dos cortes suínos, o pernil é outra carne que tem lugar cativo no jantar de Natal das famílias brasileiras. 

Também é outro assado que exige um tempo longo de preparo. Inicialmente, ele deve ficar marinando em vinho branco, suco de limão e temperos por pelo menos 24 horas antes de ir ao forno, onde pode permanecer por até 6 horas assando com o molho de sua preferência. 

Ou seja, quem opta pelo pernil na noite de Natal deve se organizar para não acabar atrasando a ceia!

Que tal a versatilidade do tender?

O tender é outro queridinho das mesas natalinas. Trata-se do pernil de porco defumado, semelhante a um presunto, e que ganha destaque por sua versatilidade: pode ser servido cru, cortado em quadradinhos, ou assado, com molhos e temperos variados. Por isso, ele pode ser servido como prato principal, mas também é uma opção de entrada, principalmente se servido em pedaços pequenos.

Alguns dos preparos mais tradicionais levam molho de abacaxi, laranja e até mesmo mel – além dos famosos cravos da índia espetados sobre a superfície do prato. Para quem procura mais praticidade ou não pode ficar tanto tempo com um único alimento no forno, é uma boa pedida.

Acompanhamentos para a ceia de Natal

Além dos pratos principais, a sua ceia de Natal também pode ter deliciosas opções para acompanhá-los. Algumas delas já são típicas dessa época do ano, como o arroz natalino e as nozes. Selecionamos algumas opções para ajudar na montagem da sua mesa. Confira!

Arroz natalino

Independentemente de qual for a sua escolha para as carnes da ceia, uma coisa é certa: se tem um acompanhamento que não pode faltar, é o arroz! 

E ele pode aparecer nas mais variadas formas. Desde, por exemplo, o tradicional arroz branco para quem não quer correr o risco de errar, ou com complementos como frango, legumes, frutos do mar, lentilha, frutas e, claro, a campeã das polêmicas desta época do ano: a uva passa! 

Há quem adore as tradicionais frutinhas junto com o arroz, e quem prefira passar longe. Na dúvida, é sempre bom sondar as preferências dos seus convidados.

Salpicão

Outra receita tipicamente brasileira que toma conta das mesas de Natal é o salpicão. Com preparo semelhante ao da maionese, mas um pouco mais incrementado com frango desfiado e presunto, esse prato é leve e refrescante, ideal para o clima quente do mês de dezembro. Não esqueça de acrescentar batata palha por cima, para garantir a textura crocante do prato. Uma delícia!

Farofa 

Um acompanhamento que também faz muito sucesso na ceia de Natal é a farofa. Além de servir de recheio para algumas carnes como peru, frango ou leitão, ela também pode (e deve!) ser servida à parte. 

E é claro que ela também merece um “tchan” para estar na ceia! Vale usar bacon, calabresa, ovos, e o que mais você achar que combina com suas receitas. 

Sobremesas para a ceia de natal

Depois dessa lista incrível de opções salgadas para compor a sua mesa, selecionamos também algumas opções doces para a sobremesa. Afinal, quando falamos em ceia de Natal, além do peru, do chester e do bacalhau, também pensamos logo em panetone, rabanada e pudim, não é mesmo?

Confira essas opções deliciosas!

Panetone

Originalmente, o panetone é uma massa que está entre o pão e a torta. Possui um sabor bastante característico, pouco doce e com frutas cristalizadas. Com o tempo, surgiram também variações dessa receita. A mais famosa delas é o chocotone, com recheio de chocolate no lugar das frutas.

Seja em uma mesa simples para uma família pequena ou para uma ceia completa, o panetone é item indispensável. Sem contar que é muito prático, pois normalmente já compramos pronto.

Pavê

O pavê é originalmente um doce francês, mas que já faz parte da nossa culinária. Sua característica principal são as camadas de biscoito e recheio, que se revezam na montagem. 

A receita original é com biscoito champagne, que possui uma massa bem leve e bastante aerada feita a base de ovo. No entanto, a versão mais famosa do pavê é feita com biscoito de maisena que, molhado no leite, se transforma em uma massa para compor o doce.

Há ainda opções ainda mais ousadas, com Bis, biscoito Maria e até bombom Sonho de Valsa. Vai da criatividade e da disponibilidade dos itens. Mas a ideia é sempre a mesma: montar uma camada de creme sobre uma de algo com mais consistência (pode ser um biscoito ou até mesmo um bombom).

Além de uma delícia, o pavê também tem como vantagem a praticidade, pois há opções de cremes bem simples, com poucos ingredientes e de rápido preparo.

Pudim

Ele não é exatamente uma comida natalina, mas é praticamente uma unanimidade quando falamos do seu sabor. A sua receita tradicional é o pudim de leite condensado, mas há ótimas variações, por exemplo, pudim de pão e também de chocolate. A calda, de caramelo, também pode variar. A depender do tempo de fogo, ela pode ficar mais clara ou mais escura. 

Feito tudo isso, está pronta uma das maiores delícias da sua ceia de Natal!

Rabanada

Essa é, ao lado do panetone, a sobremesa mais natalina, sem dúvidas. Consiste em fatias de pães molhadas em uma mistura de leite com ovos, fritas ou assadas e depois salpicadas com açúcar e canela.

O preparo da rabanada começa com a escolha do pão. Se for possível opte pelo baguete, que é maior. No entanto, você também pode usar o pão francês. A mistura de leite que molha o pão antes da fritura é feita com leite, ovos e açúcar, mas também pode-se colocar leite condensado — nesse caso, recomenda-se não colocar açúcar. A rabanada pode ser frita ou assada no forno. 

Depois é só se deliciar, mas sem comer tudo, pois ela fica ainda melhor na manhã seguinte!

Salada de frutas

A salada de frutas contrasta totalmente com as demais opções, mas sem deixar a desejar no sabor. O ideal é que ela seja feita 100% de frutas, sem adição de açúcar, nem de sucos industrializados. 

Como dezembro é um mês quente, ela também é uma excelente opção para refrescar a noite. E assim como a rabanada, cai muito bem no dia seguinte, principalmente para quem passou um pouco do ponto e comeu ou bebeu demais.