Carros elétricos em condomínios

Tudo o que você precisa saber antes de adaptar o seu condomínio para receber os carros elétricos.

Em todo o mundo, cresce a preocupação com a preservação do meio ambiente. O futuro dos veículos elétricos é mais brilhante do que nunca, e certamente você já ouviu falar sobre eles como uma alternativa aos veículos movidos a combustão.

Os carros elétricos possuem muitos benefícios, dentre eles, o melhor aproveitamento energético, menos manutenção, redução de ruído e a redução de gases poluentes.

Uma das perspectivas do setor automotivo é aumentar a frota global de veículos elétricos até 2040. Exigindo uma rápida implementação da infraestrutura de carregamento, essa mudança impacta não só o setor automotivo como também a vida em condomínio. O seu condomínio já está preparado para receber veículos elétricos?

É necessário buscar uma solução para os principais desafios dos condomínios e da construção civil no cenário da mobilidade elétrica, simplificando a vida de quem possui esse tipo de veículo.

Da mesma forma que você costuma colocar o celular para carregar antes de dormir, com o carro elétrico não é diferente. Basta carregar a bateria por algumas horas e terá o suficiente para rodar no dia seguinte.

Dependendo do número de moradores que possuem carros elétricos no condomínio, será necessário fornecer mais de uma tomada ou estação de carregamento.

O contato prévio com o síndico e com vizinhos é imprescindível para proceder com a instalação adequada do equipamento, que deve ser feita por um eletricista ou empresa especializada. É necessário verificar também se há disponibilidade de potência e aterramento, bem como realizar o projeto elétrico e adequação civil e elétrica antes da instalação dos carregadores.

Caberá ao síndico considerar a questão do rateio de energia e acompanhar a quantidade máxima permitida de volts, para não sobrecarregar a rede elétrica do condomínio.

Ter um ponto de carregamento para veículos elétricos gera valorização e pode ser decisivo na hora de alugar ou comprar um apartamento.

Não fique de fora, acelere em direção a um futuro mais verde pavimentando o caminho dos condomínios.