O controle de encomendas é um grande desafio para a maioria das portarias. Receber e guardar bens de terceiros requer organização do condomínio e de seus prestadores de serviços, além de confiança por parte dos moradores.
E por falar em encomendas, não podemos deixar de refletir sobre o impacto de grandes promoções, como a Black Friday e a Cyber Monday, na rotina da portaria.
Embora alguns digam que essas datas comerciais já não causam o mesmo impacto, pesquisas evidenciam que elas ainda têm grande relevância para o varejo.
Dados da plataforma Hora a Hora, desenvolvida pela Confi.Neotrust em parceria com a ClearSale, registraram mais de 14,4 milhões de pedidos em 2024, somando R$ 8 bilhões em compras online e um aumento de 12% em relação a 2023 durante um final de semana!
E tem mais: não foram apenas as grandes compras, como TVs, celulares e videogames, que chamaram a atenção dos consumidores. Produtos de mercado e pedidos de delivery também tiveram alta demanda no último ano.
O varejo segue otimista, projetando uma movimentação de até R$ 13,6 bilhões durante a Black Week 2025, impulsionada por novos canais de divulgação e pelo trabalho de criadores de conteúdo que influenciam as decisões de compra.
Agora que você já conhece alguns números importantes do mercado de consumo nacional, voltamos ao ponto inicial: será que o seu condomínio está preparado para receber um grande volume de encomendas?
Neste artigo, você vai conhecer algumas soluções da BRCondos que podem fazer toda a diferença na gestão da sua portaria!
3 soluções BRCondos para controle de encomendas
Tecnologia Smart Locker
Os condomínios sem porteiros que querem garantir a gestão transparente e eficiente de encomendas podem recorrer à tecnologia de automação predial Smart Locker, armários inteligentes que oferecem mais praticidade aos moradores.
Como funciona: um armário é instalado em um local estratégico do condomínio, onde o entregador ou funcionário deixa a encomenda para retirada do morador. O dono do pedido é notificado pelo aplicativo BRCondos para retirar a encomenda quando achar mais conveniente.

Portaria com a tecnologia BRCondos Hall
Desenvolvemos o módulo BRCondos Hall para simplificar e padronizar os processos da portaria. Algumas soluções do sistema que se destacam:
- Gerencie entradas e saídas de encomendas ou correspondências;
- Registre acontecimentos no Livro de Ocorrências Online;
- Controle os produtos disponíveis no almoxarifado;
- Controle acesso de visitantes e prestadores de serviços;
- Ajude moradores com reservas e muito mais!
Alerta inteligente de entrega pelo aplicativo
Todas as soluções da BRCondos são interligadas por um sistema completo e ágil. Assim que o pedido é recebido pelo condomínio, a portaria registra o aviso de recebimento, com direito a descrições e fotos da entrega, e relaciona a unidade compradora.
Todos os registros feitos pela portaria podem ser consultados pelos moradores e síndico, pelo aplicativo ou navegador, respondendo dúvidas sobre a entrega com muita agilidade.
BRCondos garante transparência em tudo, até na gestão de encomendas!
Assegure o controle e a organização do seu condomínio com a tecnologia da BRCondos. Além de entregar uma administração condominial eficiente e apoiar o trabalho do síndico, oferecemos respostas sustentáveis que vão tornar a vida dos moradores muito melhor.
Gostou do tema? Conheça as soluções de Automação Predial da BRCondos.
Referências:
