Chegou 2015, época de planejar, visualizar novas metas, pensar em novos projetos, fazer mudanças e, por que não, começar um negócio próprio. Muitas pessoas encerraram o ano sonhando em empreender. Um dos grandes obstáculos de quem pensa assim é mudar o próprio pensamento. A maioria quer empreender por necessidade e não por visualizar oportunidades. Minha primeira dica é: abram a cabeça e procurem olhar ao redor. Muitas vezes numa necessidade sua, rotineira, do dia a dia, pode surgir um negócio de alto valor.
Mas, se você já tentou esse exercício e sentiu a cabeça esquentar, PARE. É importante que esse processo seja tanto emocional quanto racional, pois dessa forma você consegue concentrar mais equilíbrio na hora das decisões. Isso não quer dizer que terás pouco trabalho. Normalmente quem está à frente de um negócio ou pretende estar, deve ter um propósito firme, procurar contato com empreendedores experientes e se atualizar com conteúdo sobre o assunto.
Outra alternativa para quem se sente preparado e quer empreender é procurar o modelo de franquias. Vou listar alguns motivos bem interessantes.
O mercado do franchising está crescendo: em 2013 existiam 2.703 redes de franquias e mais de 104 mil unidades franqueadas, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Dados da Pesquisa Trimestral deste ano apontaram um crescimento de 10% no faturamento em comparação com o mesmo período de 2013. Esse número só tende a crescer devido a demanda de empreendedores, cada vez mais interessados pelo mercado de franquias que oferece ótimas oportunidades de crescimento comprovadas.
O caminho já foi trilhado: começar um negócio do zero exige processos bem detalhados. Seguir um caminho que já foi construído torna a jornada muito mais simples e com retorno garantido. Além disso, existe um modelo padronizado que se seguido corretamente tende a garantir mais tempo para pesquisas de feedback e mercado, ampliando as oportunidades de venda do produto ou serviço, conforme cada região
Retorno versus investimento: A probabilidade de retorno de um franqueado é bem maior e dependendo do negócio pode acontecer no mesmo ano de abertura da franqueada. O investimento varia bastante conforme cada marca. Nesta horas é bom manter atenção quanto a afinidade, conhecimento, valor para investimento e necessidade de retorno imediato de médio ou alto valor. É importante entender que nada funciona com mágica e portanto há muito trabalho para ser feito.
Assessoria e consultoria: um franqueado nunca está sozinho. Além de contar com a franqueadora que dará todo suporte necessário, principalmente no início, há possibilidade das próprias unidades compartilharem ideias, melhorias e chegarem num acordo do que é melhor e funciona.
Relembrando: mercado em ascensão, negócio testado e aprovado, gestão automatizada e padronizada, menor risco, assessoria e consultoria são bons motivos para você investir numa franquia em 2015. De qualquer forma, sonhe grande e trabalhe duro para chegar lá. O sucesso é o pagamento dos ousados.