ABNT NBR 16747/2020: Norma aprovada traz mais segurança à inspeção predial

A inspeção predial se tornou indispensável em edifícios, por ser uma ferramenta para avaliar a situação da estrutura, funcionamento de elevadores, pára raios, e todos os sistemas do edifício, os quais necessitam ser constantemente avaliados. Em uma inspeção predial o objetivo é garantir a segurança, habitabilidade e conforto dos moradores, que contam com sistemas em ordem para seu uso, assim como a garantia do valor de seu patrimônio.

A ABNT NBR 16747 se aplica à edificações de qualquer tipologia, públicas ou privadas, e estabelece conceitos, diretrizes e procedimentos relativos à inspeção predial, uniformizando a metodologia a ser empregada nessa atividade, e definindo, inclusive, as suas etapas mínimas. 

Fissuras, vazamento, trincas, fios desencapados, instalações elétricas perto de locais com umidade, são alguns sinais de alerta captados pelo profissional que executará a vistoria.

Apenas engenheiros ou arquitetos habilitados e com registro profissional em vigor pelos respectivos conselhos profissionais: CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ou CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) estão habilitados a realizar uma inspeção predial nos condomínios.

Uma edificação permanece em uso por décadas. Por conta disso, é preciso valorizar a inspeção predial, com análises periódicas feitas por profissionais habilitados, que também devem estar atualizados. Hashtags: #normasabnt #inspecaopredial #manutencaopredial

Fonte de Pesquisa:

ABNTS