4 dicas para deixar seu condomínio mais sustentável

Bem-estar, economia e qualidade de vida. Estes são alguns dos benefícios que práticas sustentáveis podem trazer para os condomínios.  O uso dos recursos naturais não pode comprometer a vida das gerações futuras e cada vez mais indústria, mercado e pessoas estão  tendo essa consciência, embora muitas mudanças sejam ainda necessárias. Buscar envolver os condôminos em práticas conjuntas para minimizar o impacto socio-ambiental é uma boa maneira de tornar isso um hábito e uma atitude muito bacana por parte dos condomínios. Comece hoje mesmo!

  1.  Uso do sistema de captação de água da chuva: com esse recurso estima-se a redução de 10% na conta de água mensal. O uso mais comum se dá em descargas, rega de jardins, lavagem de carros, calçadas e área comuns. Para condomínios mais antigos é possível implementar o sistema, porém é necessário contratar uma empresa para estudo do projeto e da rede hidráulica. Normalmente os projetos são viáveis e muito mais fáceis de serem executados do que se imagina.
  1. Uso de lâmpadas LED: elas consomem menos energia, duram mais tempo, não emitem raios UV, são mais eficientes e a longo prazo garantem economia de consumo.
  1. Reciclagem do lixo: incentivando os moradores a separar o lixo você reduzirá em torno de 80% do lixo sólido doméstico.  Alguns materiais descartados podem ser reutilizados no próprio condomínio, como as garrafas pets. Seja criativo!
  1. Jardins verticais: além de embelezarem os ambientes, acreditem, eles climatizam e tornam os espaços mais alegres e refrescantes.