Dicas valiosas de como lidar com o barulho do condomínio

Existem muitas vantagens em morar em condomínios, como segurança, acessibilidade, conforto e muito mais! Contudo, com a chegada da pandemia…

Existem muitas vantagens em morar em condomínios, como segurança, acessibilidade, conforto e muito mais! Contudo, com a chegada da pandemia e o confinamento em massa, as pessoas se depararam com um pequeno problema que não existia antes: o barulho do condomínio causado por vizinhos.

Às vezes, até dentro de nosso imóvel é difícil conter os ruídos. Se você convive com crianças, por exemplo, sabe do que estou falando, não é mesmo? Controlar os pequenos não é uma tarefa fácil.

Com efeito do home office, essa questão foi mais dificultada. Nesse sentido, saiba como lidar com esse novo enigma dos moradores de condomínios!

Identifique de onde vem o barulho

É possível encontrar a raiz do problema sem causar conflitos com os vizinhos, certo? Procure saber de maneira amigável de onde vem os ruídos e quais são as causas deles. Pode ocorrer que os vizinhos estejam fazendo uma reforma urgente e não tem como controlar o som alto.

Assim você deixará claro que não quer criar problemas e que realmente está incomodado. Pode ser um espaço para que a pessoa responsável pelo barulho encontre uma forma de reverter o quadro, resolvendo o problema, sem causar estresse para ambos.

O que fazer quando o barulho do condomínio parte de sua casa?

Para manter as relações humanas estáveis, é necessário ter responsabilidade. Não adianta reclamar de vizinhos se você também produz barulho que pode incomodar outros condôminos, correto? Então faça a sua parte. Se tiver alguma reforma em seu imóvel, avise com antecedência! Seja proativo, converse com os seus vizinhos e se necessário tente ajustar os horários para incomodar o menos possível.

Seja cauteloso também no momento de ouvir músicas, uma música em volume ambiente é confortável para si, do mesmo modo, que estará sendo referência de bom comportamento em comunidade.

Por fim, não ponha a culpa nas crianças, se esse for seu caso, afinal, crianças não têm muito conhecimento do certo ou errado, cabe aos adultos orientá-las sobre o comportamento em sociedade. Distrair elas com a TV ou joguinhos, também é uma opção válida.

Procure ajuda se a situação sair do controle

No geral, existem administradoras de condomínio, que oferecem sistemas que permitem um melhor controle e o acompanhamento das ocorrências de forma online, permitindo uma exposição mínima das pessoas envolvidas nesses processos. E caso seja necessário a aplicação de multa, o síndico poderá efetuar a mesma, suportado no registro desses processos.

Restrição quanto aos horários e níveis de ruídos;

Sim, isso está estabelecido na convenção do condomínio em que você vive, além de o síndico poder dispor de uma lista com as instruções cabíveis para a boa convivência dentro dessa comunidade. Através desse documento, medidas podem ser tomadas, dentro da lei, resolvendo o seu problema sem causar atritos.

Receber o cronograma completo da obra;

O morador que irá executar uma obra, pode fornecer ao síndico um cronograma completo da mesma, facilitando assim a comunicação e o controle dos ruídos. Um ponto positivo é que evita “desculpas”, sem fundamento, quando esse tempo é extrapolado, as pessoas que o fazem, recebem advertências, em alguns casos, até multas por infringir o acordo.

Informação do adiantamento de obras não emergenciais;

Por fim, mas não menos importante está a possibilidade do morador informar e conscientizar-se que o momento atual de pandemia, não está propício para realizar uma obra que pode ser adiada.

Gostou do conteúdo deste artigo? Se você tiver dúvidas sobre o assunto, entre em contato com a BRCondos que auxiliará com questões relacionadas a esses e outros assuntos que envolvem a Administração de Condomínios.