Muito tem se falado nos jornais e sites mundiais sobre os efeitos da pandemia do Coronavírus. Nos condomínios a situação não é diferente, mas os serviços não podem parar, caso contrário a vida dos moradores pode ser afetada, cedo ou tarde.
Por isto com uma boa gestão administrativa e financeira, é possível detectar gastos acima do necessário para poder diminuí-los ou até cortá-los. O combate à inadimplência também é peça chave para evitar a crise, é preciso que o condômino tenha a ideia de que a taxa condominial é prioridade e que na falta do seu pagamento todos saem perdendo com isso.
Anote estas dicas importantes para gerenciar seu caixa e se manter em dia com as conta:
1. Exerça uma gestão responsável
Assim como no orçamento de uma empresa, o condomínio não pode gastar mais do que arrecada. Este é um momento de rever gastos supérfluos, gerindo mais de perto os gastos, como também identificando e buscando solução para à inadimplência.
2. Não pague nada fora do prazo e evite juros
Sempre tenha uma reserva técnica para emergências e adote uma postura proativa de combate à inadimplência, esta compromete o fluxo de caixa e aumenta a cota.
3. Conheça os funcionários antes de contratá-los
Evite a rotatividade de funcionários, pois isto ajuda a reduzir gastos com rescisões e até mesmo com ações trabalhistas. Fique de olho nas horas extras, em excesso, elas encarecem o condomínio.
4. Promova a economia na contratação de serviços
Não se trata de escolher o serviço mais barato. Faça uma boa escolha da empresa que vai prestar serviço ao condomínio utilizando bons materiais e contratando profissionais habilitados. Serviço bem feito dura mais tempo e não é necessário o retrabalho, fantasma que paira sobre os síndicos. O barato sai caro, já diz o dito popular.
5. Adquira materiais em lojas especializadas
Adquira material de limpeza, para jardins e outros insumos diretamente com fornecedores especializados em condomínios, isso pode gerar uma economia de 40%.
6. Gerencie as manutenções preventivas – mais baratas do que corretivas
Manter as manutenções é mais barato que uma grande obra de reparação. Nossa sugestão é que você tenha uma agenda ou um cronograma, de forma que não perca nenhuma data. São muitas as manutenções preventivas: verificação da bomba de água, dos para-raios, dos elevadores, da impermeabilização, da parte hidráulica, etc…
Conheça o recurso de Manutenções no sistema BRCondos: Desenvolvido a fim de auxiliar os síndicos com a agenda de manutenções. Nele, é possível agendar uma manutenção, criar alertas, selecionar o fornecedor responsável e comunicar os envolvidos, como o zelador, por exemplo.
7. Opte por uma tecnologia para controle de acesso que gere economia
Os sistemas de controle de acesso e, principalmente portaria remota, são ferramentas importantes para reduzir as despesas com portaria e de mão de obra, além de entregar maior controle na gestão da circulação dos condôminos, prestadores de serviço e visitantes. Os gastos acabam diminuindo para o condomínio, beneficiando ativamente a taxa condominial.
A BRCondos possui as tecnologias de Portaria Remota e Controle de Acesso, conheça melhor clicando aqui.
8. Elabore um planejamento financeiro anual
Muito importante para evitar a emissão de cotas extras para o reajuste anual de funcionários e do décimo terceiro salário, de despesas sazonais e da manutenção preventiva, por exemplo. Não esqueça de elaborar as provisões necessárias para não passar por apertos no caixa. O condomínio sempre poderá contar com a BRCondos para lhe auxiliar na consultoria e no processo de formatação de um planejamento orçamentário.
As épocas de crise servem para aprimorar processos que antes causavam gastos desnecessários, evitando desperdícios e criando uma nova postura, sem que seja necessário cortar serviços importantes do dia a dia.
Com organização, criatividade e assertividade, as boas ações permanecem, tornam-se procedimentos-padrão e ajudam a dar um bom fôlego ao caixa em tempos amenos.