Previna-se contra alagamentos e temporais de verão

Verão, calor o dia inteiro e no fim da tarde aquele temporal. A dinâmica é conhecida dos brasileiros em quase todas as regiões nesta época do ano. Não são poucos os episódios de chuvas que alagam ruas, destroem pontes e devastam bairros inteiros.

Para enfrentar esse fenômeno conhecido é importante estar preparado, especialmente nos condomínios. A contratação de um bom seguro é primordial >> faça uma simulação aqui https://brcondosseguros.com.br/ >> mas também é preciso conferir alguns pontos no condomínio para garantir a segurança de todos.

  • Confira as bocas de lobo e ralos de escoamento. Todos precisam estar desobstruídos para dar vazão à água.
  • Não deixe entulhos no terreno. O acúmulo de materiais pode ser carregado pela chuva e obstruir portões e cercas.
  • Cadastre o seu celular para receber alerta de temporais da Defesa Civil da sua cidade. Síndicos devem informar os moradores em caso de previsão de chuva forte.
  • Certifique-se que os procedimentos para abertura e fechamento dos portões em caso de falta de luz sejam conhecidos e seguidos por todos os moradores.
  • Não saia de casa no momento em que acontece uma tempestade. É mais seguro permanecer no apartamento e esperar o temporal passar. Em caso de trovoadas, desligue os aparelhos eletrônicos e evite utilizar o chuveiro elétrico. Só a cidade de São Paulo recebeu 2.563 descargas elétricas no dia 7 de janeiro entre as 19 e as 23 horas. Os dados foram coletados pelos sensores da rede Earth Networks e divulgados pelo Climatempo.
  • Se estiver na rua, evite locais alagados, saia do carro e tente se proteger em um local coberto e seguro. A chuva pode engrossar e em pouco tempo a rua pode ficar alagada, ilhando o veículo.