Medidas inteligentes e sustentáveis podem reduzir os custos no condomínio

Sim, a gestão eficiente e sustentável do condomínio é possível. A diminuição de custos só traz benefícios para todos os envolvidos e muitas das medidas são fáceis de aplicar. Além da sustentabilidade, que deve ser uma bandeira erguida por todos, a tecnologia veio para auxiliar a gestão condominial e ela está integrada com várias soluções já disponíveis para que o custo-benefício seja o melhor possível.

Soluções em automação, controle e acesso

A portaria “física” do condomínio é um investimento que costuma ter alto custo para os condôminos, devido a mão de obra e horas trabalhadas. A Portaria Remota por exemplo é uma ótima solução para reduzir esse custo, pois consegue fazer todo gerenciamento e controle de entradas e saídas do condomínio através de uma central de atendimento. Estima-se que a portaria remota chega a economizar cerca de 60% do que era gasto anteriormente.

Já a medição individual de água e gás, outro exemplo, pode reduzir até 30% do consumo geral. Os novos edifícios já são obrigados a usar esse sistema e a BRCondosAutomation conseguiu desenvolver uma tecnologia própria que consegue fazer a medição à distância com acompanhamento preciso, em tempo real, sem necessidade de um leiturista e com muita precisão.

Também é possível, por exemplo, que a caixa d’água emita alertas quando o nível está baixo, permitindo que o síndico tome as providências necessárias para resolver o problema, antes da necessidade de contratar um caminhão pipa, por exemplo, que costuma ter alto custo.

Outra opção diz respeito ao sensor de inundação, que alerta sobre o volume de água no subsolo e ainda cruza informações sobre a probabilidade de enchentes na região do condomínio, evitando prejuízos. Todos essas soluções já são oferecidas pela BRCondosAutomation.

Além desses serviços inteligentes, o condomínio também deve aliar a redução de custos com nos cuidados com o meio ambiente. É possível ajudar o planeta com ações simples e de fácil manuseio.

Sustentabilidade a favor de todos

A chuva, por exemplo, é sempre desperdiçada ao invés de ser uma ferramenta poderosa para a economia de água. É possível fazer essa captação e utilizar a água para higienizar as áreas externas do condomínio ou até mesmo para a descarga dos banheiros de uso comum.

A questão das lâmpadas também influencia diretamente no bolso do consumidor e no meio ambiente, pois os tipos “LED” podem diminuir em até 80% os custos com iluminação, além de ter um descarte menos agressivo. Com a troca das lâmpadas, na maioria dos casos, há redução na conta de luz do condomínio e o investimento recuperado é, em média, de 18 meses”.

A reciclagem do lixo é uma grande amiga do meio ambiente e a melhor forma de educar os condôminos sobre a importância da separação dos resíduos é mostrando os benefícios que isso acarreta. Cerca de 80% do lixo sólido doméstico é reduzido com essa conscientização e são criadas outras formas de destinar o lixo produzido. Já temos casos de condomínios BRCondos que conseguem retorno financeiro para a caixinha do condomínios com esse tipo de ação.

Como falamos, essas medidas podem ajudar muito os condomínios a reduzir seus gastos, ser mais seguro e melhor gerenciado.