Regras e bom senso para usar o Whatsapp

É difícil hoje em dia quem usa o whatsapp e não participa de algum grupo, seja de família, amigos, trabalho, faculdade e outros tantos. Muitos condôminos – inclusive os síndicos – aproveitaram essa onda para criar grupos, facilitar a comunicação e compartilhar informações em comum entre todos do condomínio.

Porém, nem sempre a comunicação via whats é eficiente, clara e objetiva. Muitas vezes ela toma outros rumos e as pessoas se desentendem. Nos grupos do condomínio já há casos em que o desentendimento saiu da rede social e chegou até a justiça, com situações em que o condômino entrou com ação judicial contra o outro. Neste momento o síndico precisa agir e tentar apaziguar toda a situação para que isso não traga problemas e atinja a boa convivência no condomínio.

Para que fatos como esse não ocorram, ou, para minimizar essas ocorrências, não precisa ser drástico e proibir tudo e todos de criarem grupos dentro da rede social, até porque em muitos caso isso acontece muito bem, o ideal é se atentar a algumas regras e como sempre falamos, agir com bom senso em qualquer situação de conflito.


Veja algumas regras bem interessantes para seguir e compartilhar nos seus grupos!

1. Mensagens objetivas: quanto mais pessoas no grupo, mais objetivas devem ser as mensagens. Vá direto ao ponto.

2. Conversas unilaterais: como é chato receber trocas de mensagens sobre assuntos pessoais e que poderiam ser tratados em uma conversa privada.

3. “Bom dia!” e “boa noite”: Não envie mensagem gratuita e vazia de quem “só deu uma passadinha para dar um oi”.

4.Grupo não é chat: não espere respostas em tempo real. Lembre-se: nem todo mundo está 24h online.

5. Evite áudios: voz só em último caso ou urgência.

6. Tenha discrição: evite piadas de mal gosto, ou cobrança indevida. Isso expõe demais e pode fazer com que as pessoas se retirem do grupo.

7. Respeite horários: cuide para não enviar mensagens de madrugada ou muito tarde.

8. Registro fotográfico de tudo: a menos que seu grupo no WhatsApp seja de fotografia, não fique compartilhando imagem de tudo o tempo todo.

9. Assuntos alheios ao tema do grupo: se você se inscreveu ou foi inscrito em um grupo para temática comum de debate ou assuntos técnicos e específicos, do trabalho, colégio ou faculdade, evite fazer posts sobre outros temas externos ao assunto de interesse.

10. Corrente? De forma alguma repasse correntes.

11. Preserve-se: use uma foto simpática e cuide do conteúdo que compartilha. Nada de polêmica com assuntos que não tem haver com o grupo como política, religião ou esporte, por exemplo (só se o grupo FOR exclusivo para esses temas)

12. Evite brigar. Não vale a pena: grupo é como a sociedade em geral – pessoas pensam diferente e têm variados níveis de educação. Se algo desagrada e você não se sente na obrigação de aturar, tente não revidar ou lembrar a todos desta última regra.

Fonte: comunicadores.info 

Chamados no Sistema BRCondos

A BRCondos dispõe de um atendimento ágil via “Chamados“. Por meio dele é possível pedir atendimento. Ao abrir um chamado é possível especificar qual o assunto em questão, se é uma dúvida ou reclamação. Essa comunicação chega até a central de atendimento ou para a pessoa responsável, facilitando a comunicação.

Conheça outros recursos do BRCondos aqui!