A Febraban já anunciou há algum tempo o fim dos boletos sem registro, uma mudança que veio para melhorar os pagamentos e diminuir as fraudes e golpes por boletos. A Nova Plataforma de Cobrança irá modernizar o sistema de pagamento, trazendo maior segurança e agilidade, conforme já publicamos AQUI.
Dia 8 de maio próximo, vence o segundo prazo dado pela Federação para boletos igual ou acima de R$ 2.000,00, ou seja, os boletos dentro deste grupo devem ter o CPF do pagador responsável para emissão dentro da nova modalidade. As administradoras BRCondos estão trabalhando para atualizar os cadastros deste grupo e dos demais pagadores o quanto antes. É muito importante também para os condôminos atualizarem seus dados, sendo eles condôminos da BRCondos podem fazer isso direto no portal BRCONDOSONLINE.
Quando é feita a cobrança registrada a administradora envia um arquivo de remessa ao banco, informando dados como o valor, vencimento, código do boleto e ou CPF e CNPJ do pagador. Já a cobrança sem registro é enviada diretamente ao cliente e a instituição financeira só recebe os dados do boleto quando efetua o pagamento.
O pagamento dos boletos com registro poderão ser efetuados em qualquer agência bancária antes e depois do vencimento, sem a necessidade de ir até o banco emissor para isso. Já os boletos sem registro só poderão ser pagos no banco emissor, mesmo dentro do prazo de vencimento.
Essa é uma solicitação emitida pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) e Banco Central para evitar fraudes e golpes via boleto.
Veja AQUI a cartilha com todas as informações que você precisa saber sobre a mudança.