Costumo dizer que existem dois tipos de síndico. O primeiro deles é aquele que nasceu para ser síndico. Conhece a fundo sobre finanças, sabe tudo sobre a legislação que permeia as questões condominiais, tem conhecimento sobre a manutenção predial, tem um enorme jogo de cintura para lidar com conflitos e pacificar todo e qualquer tipo de situação fora de controle, conhece técnicas de gestão, é um expert na administração de um condomínio, contudo, falta-lhe um atributo imprescindível: coragem!
Esse primeiro tipo de síndico, não se manifesta na hora da eleição em assembleia, não levanta a mão e sequer se candidata ao cargo.
O segundo tipo de síndico é aquele que desconhece todas as situações citadas no primeiro tipo, mas é uma pessoa devotada em ajudar o quanto solicitam de um candidato para o cargo de síndico do condomínio, e consequentemente o primeiro não se prontifica, enquanto o segundo síndico se coloca à disposição.
Resultado: um desastre para o condomínio. O síndico conhecedor das coisas é um especialista nato, mas por falta de coragem em assumir o cargo, passa o tempo todo criticando e atacando o candidato que não conhece muito, mas que teve a coragem e a nobreza em se prontificar e servir!
Dessa forma, se você por acaso se identificar com o primeiro caso, não fique atacando aquele que teve a coragem de assumir e cuidar sozinho do que é de todos. Neste dia 30 de novembro, comemoramos no calendário nacional o dia do síndico!
Parabenize, abrace, comemore e se puder, festeje a data e reconheça sempre aquele que se devota dia a dia para zelar pela sua segurança, conforto, bem-estar e ainda se preocupar com a valorização do seu patrimônio.
A responsabilidade do síndico é bem grande, por isso nos dias atuais, ninguém quer mais assumir este cargo, deixando a incumbência para um profissional externo, os chamados síndicos profissionais.
Seja o síndico um morador do seu condomínio, ou um profissional contratado, reconheça essa árdua missão e cumprimente-o neste dia especial, dedicado somente a ele.
Se você não tem coragem de ser a vidraça, não seja a pedra.
Feliz dia dos síndicos!