O síndico exerce um papel muito importante na gestão do condomínio e precisa estar atento a tudo o que acontece diariamente. São muitas informações ao mesmo tempo, prazos, mudanças e responsabilidades, sem contar os imprevistos que são bem comuns na administração de um condomínio.
Essa correria é diária e acompanhada pelas administradoras, parceiras e fundamentais nesta jornada. Com base no dia a dia, separamos algumas dicas rápidas e que podem ajudar os síndicos, desde os mais experientes até os que estão iniciando há pouco tempo, a melhorar sua performance na gestão do condomínio.
Durante este mês comemoramos o Dia do Síndico (30/11), e estaremos trazendo mais dicas aqui no blog e em nossas redes sociais Facebook | Linkedln | Twitter, acompanhe.
Aproveite para reciclar seus conhecimentos.
1 Assembleia
– O síndico deve programar uma pauta objetiva e curta e as Assembleias devem ter horário de término.
2 Conselho
– Mantenha o Conselho informado sobre os demonstrativos financeiros e convoque-o sempre que tiver uma decisão importante para tomar.
3 Previsão orçamentária
– Ao fazer a previsão orçamentária, não esquecer de levar em conta a inflação do ano, o reajuste nas despesas e o reajuste salarial dos funcionários e terceiros.
4 Nota fiscal
– Sempre peça nota fiscal ou recibo para provar a aquisição de produtos e serviços e poder elaborar corretamente a prestação de contas.
5 Produtos e serviços
– Ao contratar uma prestadora de serviço ou comprar um produto, atenha-se ao preço, mas principalmente à qualidade e idoneidade da empresa a ser contratada. Pesquise!
6 Inadimplência
– A inadimplência atrapalha a gestão do síndico e onera o condômino que quita a taxa em dia. Encontre soluções firmes para combatê-la e não postergue a cobrança.
7 Prestação de contas
– A prestação de contas anual é obrigatória por lei e importante para mostrar a transparência da gestão. Demonstrativos financeiros enviados mensalmente aos condôminos é um grande diferencial, assim como disponibilização das informações pela internet.
8 Cotas extras
– Para evitar as cotas extras próximo ao Natal para o pagamento de 13º salário, o condomínio deve fazer o parcelamento do valor e inserir na taxa condominial durante o ano. Uma previsão de despesas bem elaborada resolve essa questão.
9 Orçamento
– Na contratação de produtos e serviços, peça pelo menos orçamentos de três empresas.
10 Fundo de Reserva
– O Fundo de Reserva serve para cobrir emergências e não deixar o caixa no vermelho. O percentual destinado deve ser estipulado pela convenção ou Assembleia.
Se você pretende mudar de administradora em 2017 fale com uma de nossas unidades e agende um horário aqui. A BRCondos oferece um sistema automatizado que facilita muito a vida do síndico e uma série de serviços que nenhuma outra administradora tem.