Contratar um bom prestador de serviço exige bastante cautela e boas indicações. A internet tem ajudado muito nesse sentido, porém na maioria das vezes é errando que aprendemos quem contratar e como.
Para evitar esse tipo de erro, comum principalmente em condomínios precisa-se ter alguns cuidados básicos, e esse é um alerta para os síndicos – responsáveis legais do condomínio – que esquecem de avaliar e exigir o essencial dos seus fornecedores, como contratos, documentação, certificados e referências.
Seja para a manutenção, conservação predial, reforma, revitalizações ou na admissão de terceirizados, é muito importante garantir um serviço de qualidade e com segurança para todos. Ocorre que às vezes são contratadas pessoas físicas para serviços mais simples dentro do condomínio, o que não é proibido, mas sem as devidas precauções pode causar uma grande dor de cabeça para todos.
Para que o serviço seja contratado de forma correta, alguns itens devem ser conferidos antes e depois. Veja.
Pessoa jurídica
- Contrato social.
- CNPJ.
- Contrato da prestação de serviço (serviço contratado, valor, formas de pagamento, prazo de realização e previsão de multa para não cumprimento).
- Tenha no mínimo três propostas para avaliar.
- No caso de manutenção e inspeção de mangueiras de incêndio, requisitar certificados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
- Para limpeza de vidros e lavagem de fachadas checar os certificados de Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, principalmente sobre o uso de equipamentos de proteção individual, ou EPI’s.
Pessoa física
- Documentação pessoal
- Comprovante de residência
- Contrato da prestação de serviço (idem pessoa jurídica)
- Referência de serviços anteriores
- Recibo de pagamento
Uma forma de saber se você está contratando um bom fornecedor é avaliar a pontualidade, qualidade e transparência e não somente o menor valor. Para a boa gestão de um condomínio isso é bem importante e dessa forma pode ser feita uma boa lista de prestadores de serviços, já que no condomínio ter bons fornecedores faz toda diferença no dia a dia e em situações de urgência.